Home Arte ou costume?

Arte ou costume?

Última atualização: 2018/04/06 8:52:37


O ato de sentarmos para fazer uma refeição em comum, olhar nos olhos uns dos outros, compartilhar a comida e nos comportar com certo decoro, tudo isso serviu para que nos civilizássemos. Assim, ao redor da mesa nos tornamos corteses e sociáveis. Fomos aprendendo a dividir, a rir juntos, partilhar sentimentos, aprender com a experiência um do outro.

Na vida moderna, reunir a família ou os amigos, em torno de uma refeição é um dos hábitos mais apreciados. É  dessa forma que demonstramos carinho e apreço a quem gostamos ou honrarias a quem divide nossa mesa pela primeira vez. Dessa forma de relacionamento veio o costume de oferecermos o que temos de melhor à quem divide nossa mesa. Assim, cada anfitrião guardava o mais nobre vinho, e a mais original das receitas para grandes ocasiões.

Aos poucos nascia uma nova arte: a arte de bem receber!

Como um setor dentro da arte da hospitalidade, a arte  da culinária lançou suas bases ao lado da arte da bebida, dos espíritos, como se dizia, sinalizando as bebidas alcoolicas, os fermentados e destilados, que desenvolveram-se ao longo do tempo, de forma empírica e regionalizada, uma vez que o transporte e conservação dos alimentos era bastante precário .

Da evolução integrada de todas essas artes veio o que hoje se conhece por Enogastronomia.

A enogastronomia é a arte de harmonizar vinhos e alimentos numa mesma refeição, e com a sabedoria e a arte para que  a combinação seja ainda mais prazerosa, do que  ao consumirmos  cada um deles  em separado.  Isso faz de uma  refeição uma experiência única. Define e grava em nossa memória um lugar, amplia nossa cartela interna de aromas e sabores, enfim, traz novas, boas e quase infinitas possibilidades para agradar o paladar.


deixe seu comentário

leia também

leia também