Home Atendimento remoto do INSS é prorrogado até o dia 19 de junho

Atendimento remoto do INSS é prorrogado até o dia 19 de junho

Decisão foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU). Medida visa proteção durante período de enfrentamento do coronavírus

Última atualização: 2020/05/23 9:16:59

O atendimento remoto nas agências da Previdência Social aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 19 de junho. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Conjunta 17.

No dia 20 de março, outra portaria definia o atendimento remoto até o dia 30 de abril. Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, a medida “visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19)”.Durante esse período, os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem atendimento presencial. O segurado terá que anexar atestado médico pelo portal ou aplicativo. O instituto vai antecipar parte do valor do benefício devido ao segurado.De acordo com o gerente da agência do INSS de São Miguel do Oeste, Fernando Gusmão, as perícias agendadas desde 19 de março, exclusivamente para prorrogação do benefício, ou seja, para pessoas que já estavam recebendo o benefício, as perícias foram reagendadas. Os segurados precisam verificar a nova data consultando o site Meu INSS ou ligando no número 135. “O segurado não terá problemas em relação ao pagamento neste período. A partir do momento em que voltar o atendimento presencial, estas pessoas não precisam ir até a agência para remarcar perícia, pois ela foi realizada automaticamente, basta consultar os canais remotos do INSS”, enfatiza Gusmão.

Já para quem precisa realizar o primeiro pedido de auxílio, basta acessar o site e fazer o encaminhamento do seu atestado médico pela plataforma. Durante o período em que as agências estiverem fechadas, os requerimentos de serviços previdenciários e assistenciais deverão ser realizados, exclusivamente, por meio da internet através do “Meu INSS”. 

Para acessar o Meu INSS é preciso digitar o endereço no seu computador ou instalar o aplicativo no celular gratuitamente. Estão disponíveis mais de 90 serviços. O telefone da agência de São Miguel do Oeste, exclusivo para esclarecimentos, é (49) 3311 1378, das 8 às 14h.


Foto Arquivo Sistema 103


Foto Arquivo Sistema 103

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