Home BANDEIRANTE REALIZOU O 16º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO

BANDEIRANTE REALIZOU O 16º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO

Última atualização: 2018/10/19 10:34:03


A Epagri de Bandeirante com apoio da Anater, Prefeitura, sindicato dos trabalhadores rurais, sindicato dos produtores rurais, Sicoob, Banco do Brasil e hospital regional realizou no último dia 11/10/18 na comunidade da Linha Gaspar no município de Bandeirante no Extremooeste catarinense  o 16º Seminário Municipal de Crédito Fundiário de Bandeirante. 

Prestigiou o evento mais de 45 pessoas, entre famílias rurais pertencentes ao programa de crédito fundiário, técnicos, representantes de entidades, autoridades municipais e regionais como gerente regional Jonas Marcelo Ramon, prefeito de Bandeirante Celso Biegelmeier. Gerente do Sicoob, gerente do Banco do Brasil e tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ficamos felizes com o resultado do evento e com o entusiasmo das famílias que cada ano que passa aumenta o interesse pelo evento e até sugeriram fazer um documentário, devido ao sucesso das famílias que adquiriam terra.

Na parte da manhã aconteceram duas palestras motivacionais com foco na qualidade de vida e valorização do rural. 1º palestra: Valorização do espaço rural e qualidade vida com a enfermeira Marciane Tessaro do hospital regional. A 2º palestra: A escolha – Exemplo de vida de como as escolhas erradas pode levar o ser humano ao alcoolismo e outras dependências químicas e insucessos. Esta foi proferida por um morador e vendedor de Bandeirante o senhor Adair Britzke (Bugre). Ainda o extensionista rural da Epagri de Bandeirante José Clóvis Moreira explanou o programa e contou com a presença do representante do Banco do Brasil que tirou dúvidas sobre o programa.

CAMINHADA E RELATOS



Na parte da tarde visitamos a propriedade da família de Adriano e Adriana Wenning onde o residem juntos com os pais do Adriano fazendo a sucessão familiar. O mutuário apresentou os dados da propriedade e sua evolução que tem foco na produção e leite a base de pasto perene. Inicialmente a extensionista social da Epagri de Bandeirante Francisca Freiberger apresentou o quanto a família gasta com alimentos produzidos na propriedade, mostrando aos demais a importância de se produzir os alimentos em casa em vez de adquirir no supermercado. Isso reflete numa economia mensal de mais de R$2.000,00 reais entre os quatro membros da propriedade.

Essa troca de experiências fortalece ainda mais o grupo de famílias que se reúne anualmente e cada propriedade de um beneficiário do crédito fundiário visitada e  um novo aprendizado e nota-se na prática que as evoluções tanto no campo técnico, econômico, social e de qualidade vida se modificam e evoluem.

As famílias  presentes puderam ver na prática ao percorrer a propriedade como é possível produzir leite a base de pasto perene e com organização e planejamento das atividades. Bandeirante conta com 47 famílias no programa de crédito fundiário e estão sendo elaborados mais seis projetos novos. O próximo seminário será em outubro de 2019 na Linha Hélio Wassun.  

TROCA DE PRODUTOS FOI O PONTO ALTO DO EVENTO





Todos os anos são realizados encontro com as famílias beneficiadas pelo programa nacional de crédito fundiário. Este evento é realizado sempre numa comunidade diferente do município de Bandeirante para possibilitar que todos mostrem seu potencial e assim todos irão conhecer um pouco da produção local.

Após o almoço foi realizada a tradicional troca de produtos como sementes diversas, mudas de árvores frutíferas e nativas, mudas de gramas, ovos, plantas medicinais e outras. Aliás, este momento sempre foi o ponto alto do evento onde os participantes trazem seus produtos e trocam com as outras famílias resgatando as sementes crioulas e promovendo a propagação da alimentação saudável.

Entre os momentos de busca de conhecimento com palestras técnicas, saúde  ou de motivação, também ocorre a troca de experiências e se cultiva  a tradicional troca de produtos como sementes diversas e mudas de árvores, mudas de hortaliças ou qualquer espécie.

As pessoas se preparam o ano todo para este grande momento da troca de saberes e sabores. Resgatando as sementes e a cultura de preservar espécies que em alguns casos desapareceram. Então cada um leva o que tem em casa para trocar com o vizinho ou participante de outra comunidade e assim continua viva a chama da esperança de cultivar um alimento saudável.

Como funciona a troca de sementes e mudas. Cada família leva para o evento o que tem em casa, ou seja, ovos caipiras, mudas de mandioca ou frutíferas, semente de arroz ou feijão, mudas de esponja diferente ou muda de abóbora ou melancia. Mudas de grama, capim ou sementes de cobertura verde. Ai no final do evento cada um leva para casa ou que quer e cultiva em sua propriedade, dando sequencia aquela espécie e mantendo viva a produção de alimento saudável.

ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS RURAIS 



Aconteceu esta semana na comunidade Canela Gaúcha no município de São Miguel do Oeste o Encontro regional de jovens rurais do Extremooeste catarinense. Mais de 180 jovens rurais oriundos de 40 municípios da região Extremooeste catarinense, em suas maiorias jovens que buscam a sucessão familiar e estão em busca de mais conhecimento, informação e aprofundamento em questões que envolvem eles  e seus pais. 

O evento contou com uma programação extensa, mas leve e, sobretudo informativa e reflexiva. Os jovens e autoridades foram recepcionados às 9 horas, em seguida ocorreu a abertura com uma Dinâmica de Integração.

Entre as palestras, destaque para o palestrante Neuri Reolon que abordou “A Arte Educador”. Depois foi a vez da extensionista da Epagri Rose Mary Gerber que tratou sobre “A emoção e a amorosidade no processo de sustentabilidade”. Após o almoço foi apresentado pelos próprios jovens alguns Relatos de Experiências das Famílias Rurais e para finalizar ocorreu a última palestra sobre “Sustentabilidade na Agricultura Familiar: cenários de ontem, hoje e amanhã no meio rural” com o professor do IFSC Adinor Capellesso.

Conforme relatos dos organizadores e dos próprios jovens rurais pressentes no evento, eventos como esse são importantes para reafirmar a caminhada da juventude rural e os futuros sucessores das propriedades rurais. Bem como ajudam na socialização da ideia de que os agentes políticos e técnicos devem reforçar mais as politicas publicas para inclusão e empoderamento dos jovens rurais.


deixe seu comentário

leia também

leia também