Mudanças ampliam rastreamento e facilitam devoluções
G1
Última atualização: 2025/11/26 10:48:21Entraram em vigor neste domingo as novas regras do Banco Central para reforçar a segurança do PIX e ampliar a recuperação de valores em casos de fraude, golpe ou coerção. A atualização aprimora o rastreamento do dinheiro e promete aumentar a identificação de contas usadas em crimes financeiros, reduzindo a reincidência e fortalecendo o ecossistema de pagamentos instantâneos.
Com a mudança, que se torna obrigatória para todas as instituições financeiras a partir de fevereiro, o sistema passa a permitir a devolução mesmo depois que o dinheiro sai da conta original do golpista. O Banco Central afirma que a identificação detalhada das transações será compartilhada entre os participantes, possibilitando que a devolução seja concluída em até 11 dias após a contestação.
Desde outubro, usuários também contam com uma ferramenta de autoatendimento nos aplicativos bancários para contestar transações suspeitas sem intervenção humana. A medida dá mais agilidade ao processo e aumenta a chance de que os valores ainda estejam disponíveis nas contas envolvidas, consolidando um ambiente mais seguro e responsivo no PIX.
deixe seu comentário