Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Última atualização: 2025/08/01 8:42:41O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio do 12º Batalhão de São Miguel do Oeste, emitiu nesta sexta-feira (01) um alerta à população sobre o aumento significativo do risco de incêndios em áreas de vegetação, devido às condições climáticas atuais. A estiagem prolongada, aliada à baixa umidade e ventos fortes, cria um ambiente propício para a propagação das chamas, colocando em risco o meio ambiente, propriedades rurais e urbanas, além da vida de pessoas e animais.
Somente na última quinta-feira (31), os bombeiros atenderam a três ocorrências de incêndios em vegetação no município. A corporação destaca que a maioria desses eventos é causada pela ação humana, de forma intencional ou por descuidos, como queima de lixo, fogueiras mal apagadas, bitucas de cigarro descartadas incorretamente e faíscas geradas por máquinas ou veículos.
Para evitar novas ocorrências, o CBMSC orienta a população a não realizar queimadas, evitar o descarte de resíduos em áreas verdes e manter aceiros em propriedades próximas a vegetações. A corporação também alerta para os prejuízos ambientais e à saúde pública provocados pelo fogo, que pode causar a destruição da fauna e flora, contaminação de recursos hídricos, degradação do solo e agravamento de doenças respiratórias.
O Corpo de Bombeiros reforça ainda que provocar incêndios é crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/98, sujeitando os infratores a sanções como multa e detenção. A soltura de balões também é proibida, e o uso controlado do fogo requer autorização prévia dos órgãos competentes.
Em caso de incêndio, a recomendação é manter distância e acionar imediatamente o número de emergência 193. A resposta rápida é essencial para a contenção do fogo. A corporação segue à disposição para ações de prevenção, orientação e combate a incêndios em todo o território catarinense.
deixe seu comentário