O que você procura?

Home Bombeiros de SC enviam 3ª equipe para ajudar nas buscas de vítimas da tragédia em Brumadinho

Bombeiros de SC enviam 3ª equipe para ajudar nas buscas de vítimas da tragédia em Brumadinho

Doze homens e uma cadela da raça labrador seguirão para MG na noite desta terça-feira (12). Barragem se rompeu em 25 de janeiro.

Última atualização: 2019/02/12 5:39:46


O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina envia nesta terça-feira (12) a terceira equipe do estado a Brumadinho, em Minas Gerais, para ajudar nas buscas por vítimas da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale na cidade. São 12 homens e uma cadela da raça labrador.

A barragem se rompeu em 25 de janeiro. Brumadinho fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pelo menos 165 pessoas morreram e outras 155 estão desaparecidas.

Trabalho in loco

A terceira equipe de bombeiros catarinenses deve chegar por volta das 20h30 desta terça a Brumadinho. A força-tarefa vai substituir os homens e cães que estão atualmente trabalhando no local.

Conforme a corporação, os bombeiros catarinenses estão atuando em áreas onde houve deslizamentos.


“Desde 2008, a corporação vem criando mecanismos para preparar homens e cães para o enfrentamento a esse tipo de desastre. Essa é uma grande oportunidade da gente colocar em prova tudo aquilo que viemos fazendo, nossas técnicas, o nosso preparo”, afirmou o tenente-coronel Walter Parizotto, comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, no Oeste.

Desde 30 de janeiro, a corporação envia equipes a Brumadinho. A primeira teve 10 homens e quatro cães e a segunda, 11 bombeiros e dois cachorros labradores.

Desta vez será enviada a cadela Zaara. A escolha pela raça labrador é devido ao olfato e temperamento dócil, conforme os bombeiros. A procura com o cão possibilita que os socorristas façam o procedimento de retirada de uma vítima no local correto.

A corporação também informou que o envio de equipes a Minas Gerais não prejudica o atendimento em Santa Catarina, inclusive na Operação Veraneio.

deixe seu comentário

leia também