Vacina contra a dengue foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22) em Diário Oficial e será inclusa no SUS
Fonte: ND+
Última atualização: 2023/12/22 1:20:28Brasil vai oferecer vacina contra a dengue pelo SUS – Foto: Divulgação/UFMG -Vitor Maia Ferreira/ND
O Brasil é oficialmente o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue de graça. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (21). A inclusão da vacina contra a dengue acontecerá no SUS (Sistema Único de Saúde).
A vacina, denominada Qdenga, inicialmente não será distribuída em larga escala, dada a limitação de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante, a Takeda.
O processo de incorporação da vacina foi conduzido de maneira ágil pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec), passando por todas as avaliações necessárias, com recomendação favorável para a inclusão.
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a decisão levou em consideração a relação custo-benefício e a necessidade de garantir o acesso à vacina em um país de dimensões como o Brasil. A implementação do imunizante no SUS será feita de forma gradual, priorizando públicos específicos e regiões com maior incidência da doença.
No entanto, a fabricante da Qdenga, a japonesa Takeda Pharma, poderá oferecer ao país apenas 6,2 milhões de doses em 2024, o suficiente para 3,1 milhões de pessoas. O esquema vacinal é composto de duas doses da vacina
Dessa forma, serão estabelecidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunização), grupos e áreas prioritárias que apresentem maior vulnerabilidade para a doença. O início da imunização contra a dengue está previsto para fevereiro.
A fim de tentar atender à demanda populacional, a pasta está em negociação com a empresa para que haja transferência de tecnologia para a fabricação das vacinas em território nacional, citando a capacidade de produção em larga escala pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A vacina Qdenga é uma vacina contra a dengue que protege contra os quatro tipos diferentes do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Ela é produzida pela empresa japonesa Takeda Pharma Ltda.
A vacina Qdenga é feita com um vírus enfraquecido, mas que ainda está vivo. Esse vírus interage com o sistema de defesa do corpo para criar uma resposta similar àquela que teríamos se fôssemos naturalmente infectados pela dengue.
Uma das partes mais interessantes do imunizante, segundo o próprio Ministério da Saúde, é que isso acontece sem causar a doença de fato ou colocar a pessoa em risco. Ou seja, a vacina ajuda a construir imunidade de uma maneira segura e controlada.
Resumindo, a Qdenga é uma vacina contra a dengue que usa um vírus enfraquecido para treinar nosso corpo a se defender, sem nos deixar doentes.
deixe seu comentário