Home Café com empresários aborda fontes de energia sustentáveis e formas de reduzir a conta de luz

Café com empresários aborda fontes de energia sustentáveis e formas de reduzir a conta de luz

O evento teve a presença de Rafael Nunes, representante do Grupo WEG e Anibal Rosa Vargas, engenheiro elétrico

Por: Nathaly Alvariza

Última atualização: 2023/05/18 2:10:47

Na noite desta terça-feira (16) ocorreu o “Café com Empresários”, promovido pela Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo), que abordou a importância das fontes de energia sustentáveis. O evento contou com a partição de palestrantes da área e da nova solução parceria entre a Acismo e a Enercoob. O evento proporcionou aos participantes a oportunidade de interagir e trocar experiências com outros empreendedores da região. Além disso, o encontro permitiu que os empresários presentes pudessem expandir sua rede de contatos e estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar seus negócios. A palestra se deu início com a fala do presidente da Acismo, Daniel de Souza. “Queremos levar a solução para que o nosso associado tenha também o benefício em fazer parte da entidade, somos hoje mais de 640 empresas associadas e o nosso objetivo é fazer com que faça sentido você fazer parte da Acismo, frisa.

O palestrante Rafael Nunes, representante do Grupo WEG no oeste catarinense, abordou a importância da energia eólica e solar como alternativas para a democratização da geração de energia elétrica. Com conhecimento técnico e exemplos práticos, Nunes compartilhou informações valiosas sobre as fontes de energia renovável.

Nunes também abordou a energia solar, destacando como essa fonte de energia tem contribuído para a democratização da geração elétrica. Anteriormente, a geração era dominada por alguns grupos que exploravam fontes como hidrelétricas e biomassa. No entanto, com a energia solar, essa possibilidade se tornou muito mais acessível. Conforme Nunes, atualmente qualquer pessoa interessada em investir pode participar do sistema de geração solar, o que democratiza significativamente essas questões.

Ele também trouxe a comparação do Brasil com a Alemanha em relação à energia solar nos países. “As pessoas ainda se perguntam se energia solar é viável no Brasil. Eu trouxe esse mapa de comparação com um país superdesenvolvido, o maior ponto de radiação solar na Alemanha, que tem N placas solares, é menor que o menor ponto de no Brasil”, destaca.
Em seguida, o engenheiro elétrico Aníbal Rosa Vargas, ressaltou a necessidade de os empresários estarem constantemente atualizados e adaptados às mudanças do mercado e abordou a energia renovável ainda pouco conhecida: o hidrogênio verde.

“Com as novas tecnologias é possível obter o hidrogênio puro através da hidrólise da água. E agora, em países como o Brasil, que possui diversas fontes de energia solar, eólica, hidráulica e de biomassa, é possível usar as sobras desta energia e transformá-las em hidrogênio verde. Um litro de hidrogênio tem o potencial energético 3 vezes maior que um litro de gasolina. Então agora, além de veículos elétricos também tem veículos movidos a hidrogênio”, adiantou.

Ao final, foram sorteados cinco associados da Acismo para receber os benefícios de 20% de descontos na fatura de energia elétrica por meio do novo serviço que será prestado pela entidade através da parceria com a Enercoob. “Com a realização desse evento, a Acismo reforça seu compromisso de fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento dos empresários locais”, finaliza o presidente Daniel de Souza.

deixe seu comentário

leia também

leia também