Home Câmara apela por maior atenção do poder público para a Clínica Renal

Câmara apela por maior atenção do poder público para a Clínica Renal

Moção solicita auxílio financeiro para manutenção da entidade, que presta serviços na área de nefrologia, como diálise e transplante renal. Confira também outras proposições votadas pelos vereadores

Última atualização: 2017/06/23 5:39:32

São Miguel do OesteGelson Antonio dos Santos, responsável técnico pela Clínica Renal, falou das dificuldades da entidade

A Câmara de São Miguel do Oeste aprovou nesta semana uma moção de apelo, que será enviada ao governador de Santa Catarina, ao secretário estadual de Saúde, ao prefeito de São Miguel do Oeste e ao secretário municipal de Saúde, pedindo às autoridades que deem maior atenção à Clínica Renal do Extremo Oeste. A moção, de autoria de todos os vereadores, solicita ao poder público que auxilie com recursos financeiros a entidade para a manutenção da sua atual estrutura.

Conforme os autores da moção, a Clínica Renal presta serviços há mais de 18 anos e mantém todas as atividades de ponta na área da nefrologia, com diálise e transplante renal. Os vereadores lembram que a entidade sempre prestou suas atividades seguindo as premissas da Vigilância Sanitária, sem qualquer ocorrência de agravo. Eles ressaltam que a Clínica Renal presta atendimento integral em diálise para pacientes conveniados do SUS, e mantém atividade empresarial com contrato direto de 30 funcionários, sem terceirizar setores.

O médico nefrologista Gelson Antonio dos Santos, responsável técnico pela Clínica Renal, afirmou que no Brasil há somente 750 clínicas de diálise, e que uma está localizada em São Miguel do Oeste. Gelson lamentou que muitas já fecharam por falta de recursos. Ele ressaltou que a clínica é privada, mas presta serviços ao SUS. Gelson informou que os valores repassados pelo SUS demoram até dois meses para serem pagos. A Clínica Renal clama pelo reajuste dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde.

“Apelamos por soluções em vários níveis e destacamos que a sobrevivência do sistema depende de estrutura, inovação e sustentabilidade, mas a curto prazo é imprescindível o adequado reajuste dos valores pagos aos tratamentos”, informa carta assinada pela Sociedade de Nefrologia, distribuída aos órgãos públicos e lida nesta semana durante sessão da Câmara.

Presidente da Câmara, Cláudio Barp, entregou cópia da moção a Gelson dos Santos 

HORÁRIO DA FARMÁCIA E DO MUSEU

Na sessão os vereadores aprovaram também indicações legislativas pedindo mudança no horário de atendimento da Farmácia Básica e do museu municipal. A indicação de Vanirto Conrad (PDT) sugere a alteração do horário de atendimento da Farmácia Básica de Medicamentos, situada junto à Unidade Sanitária Local, prolongando o atendimento até as 19h durante a semana, e aos sábados das 8h às 12h, inclusive aos feriados.

Já Gilberto Berté (PMDB) solicita ao prefeito que determine à Fundação Municipal de Cultura que estude a possibilidade de manter o museu municipal Ruy Arcádio Luchese com as portas abertas aos sábados pela manhã e/ou à tarde, para atender a demanda do público impossibilitado de visitá-lo durante os horários atuais de funcionamento. “É uma forma de permitir o acesso às pessoas que normalmente durante a semana não têm tempo para visitar o museu, de levar os filhos para conhecer um pouco da história de nosso município e região”, ressalta Berté.

MEDICAMENTOS, VAGA E RECAPEAMENTO

Uma das indicações aprovadas na sessão é de José Giovenardi (PR) e solicita ao Executivo que deixe à disposição em local visível nos postos de saúde a relação de medicamentos fornecidos e disponíveis pela Farmácia Central. Segundo Giovenardi, a indicação é necessária para a população ter conhecimento de quais medicamentos são fornecidos pelo SUS no município. O pedido será enviado ao secretário de Saúde e ao prefeito.

Everaldo Di Berti (PSD) indica ao Cotrasmo e à Secretaria de Desenvolvimento Urbano que as vagas de estacionamento destinadas aos idosos sejam localizadas próximo às vagas de motocicletas e de pessoas com deficiência física, a fim de dar mais acessibilidade e comodidade aos idosos e facilitar a visualização da vaga. Everaldo justifica que há previsão de implantação de vagas exclusivas para idosos no estacionamento rotativo, e sugere que estas vagas sejam localizadas próximo às esquinas inclusive fora da área do rotativo. O vereador lembra que o Estatuto do Idoso garante que 5% das vagas de estacionamentos sejam destinadas a pessoas com 60 anos ou mais.

Outra indicação foi proposta por Milto Annoni (PR) e Vagner Passos (PSD) e solicita ao prefeito o recapeamento do asfalto na Rua Gastão Benetti, no Centro de São Miguel do Oeste.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO

Os vereadores aprovaram ainda um requerimento de informação de Cássio da Silva e Silvia Kuhn (PMDB), solicitando ao prefeito e à secretária de Assistência Social que informem a composição das equipes de atendimento e equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros São Luiz e Santa Rita, e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, constando os servidores, tipo de vinculação e função. Os vereadores questionam também sobre o andamento das reuniões dos conselhos municipais vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social, pedindo cópias das atas das reuniões do primeiro semestre de 2017, e o cronograma das próximas reuniões. Eles pedem ainda quem é o profissional que está prestando assessoria aos conselhos municipais.

A próxima sessão da Câmara está marcada para o dia 4 de julho, às 20h.  

Gelson Antonio dos Santos, responsável técnico pela Clínica Renal, falou das dificuldades da entidade
Presidente da Câmara, Cláudio Barp, entregou cópia da moção a Gelson dos Santos

deixe seu comentário

leia também