Moção de aplauso proposta por Paulo Drumm é destinada à Associação de Pais e Amigos de Autistas de São Miguel do Oeste e à comunidade autista
Fonte: Tiarajú Goldschmidt / Câmara de Vereadores
Última atualização: 2024/06/20 9:56:50O vereador Paulo Drumm (União) apresentou nesta terça-feira (18) uma moção de aplauso parabenizando a Associação de Pais e Amigos de Autistas de São Miguel do Oeste e a comunidade autista pela passagem do Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho. O vereador destaca que a data é significativa e visa promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo.
“O objetivo da data é desfazer concepções negativas sobre o autismo, promovendo ações de conscientização no sentido de que ele não é uma doença, mas uma variação neurológica natural da diversidade humana, que produz formas distintas e atípicas de pensamento, mobilidade, interação, processamento sensorial e cognitivo, e que deve ser respeitada”, destaca Drumm.
O vereador cita que o Dia Mundial do Orgulho Autista foi estabelecido pela primeira vez em 2005 pela organização Aspies for Freedom, que buscava uma maneira de rejeitar a abordagem médica tradicional de considerar o autismo como uma condição que precisava ser “curada”. Em vez disso, afirma, o movimento do Orgulho Autista propõe uma perspectiva que valoriza a neurodiversidade e reconhece as habilidades e talentos únicos das pessoas no espectro autista.
“O TEA é uma condição neurológica do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, sendo complexa e variável, pois engloba diferentes perfis e níveis de funcionamento. Cada pessoa no espectro possui características e habilidades únicas, o que enfatiza a importância de reconhecer a diversidade autista”, acrescenta o autor da moção.
“O Dia Mundial do Orgulho Autista é uma ocasião para celebrar as conquistas das pessoas autistas e destacar a importância da inclusão e aceitação. É uma oportunidade de combater o estigma associado ao autismo, promover a compreensão do TEA e reforçar a mensagem de que a diversidade autista é uma parte valiosa da sociedade”, lembra Drumm.
Além disso, afirma o vereador Paulo Drumm, o dia também é uma oportunidade para educar e informar o público em geral sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas autistas. “Ao aumentar a conscientização, podemos trabalhar para criar ambientes mais inclusivos e garantir que todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e realização pessoal”, reforça.
A moção foi subscrita por Elias Araújo, Gilmar Baldissera, Maria Tereza Capra, Moacir Fiorini e Ravier Centenaro, e entregue a integrantes da Associação de Pais e Amigos de Autistas de São Miguel do Oeste.
Legenda: Paulo Drumm entregou moção a integrantes da Associação de Pais e Amigos de Autistas de São Miguel do Oeste
Presidente da Associação, Francele Rasche, se manifestou na sessão da Câmara
deixe seu comentário