Home Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste recebe workshop de capacitação para novos parlamentares

Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste recebe workshop de capacitação para novos parlamentares

Workshop busca capacitar vereadores eleitos e aprimorar a qualidade do legislativo municipal

TVGC

Última atualização: 2024/11/27 7:59:29

Na tarde desta quarta-feira, a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste foi palco de um evento promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O encontro, destinado a vereadores eleitos e seus assessores, teve como objetivo principal oferecer formação básica sobre o papel dos vereadores e o funcionamento das câmaras municipais.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, o evento integra o 11º circuito de workshops regionais promovidos em todo o estado. A formação, intitulada “Me elegi, e agora?”, visa esclarecer dúvidas comuns de parlamentares que assumirão seus mandatos pela primeira vez. “A pessoa se elege porque é líder em sua comunidade, mas não necessariamente conhece o processo legislativo ou as diferenças entre os papéis do legislativo e do executivo”, destacou Marlene.

Palestras técnicas e orientações práticas
Durante o workshop, foram ministradas palestras por especialistas como a doutora Renata Cunha, servidora da Assembleia Legislativa e palestrante de renome nacional, e a doutora Priscila Amaral, assessora jurídica com ampla experiência em câmaras municipais. Renata abordou aspectos técnicos, como o processo legislativo, regimentos internos e leis orgânicas, enquanto Priscila compartilhou vivências práticas, especialmente sobre a elaboração de projetos de lei e a atuação nas comissões temáticas.

Entre as principais dúvidas dos participantes, destacaram-se questões sobre orçamento municipal, competência legislativa e o papel de fiscalização dos vereadores. Segundo Marlene, entender o regimento interno e a lei orgânica do município é essencial para um desempenho eficaz no cargo. Ela ainda reforçou a importância de buscar formação continuada e recursos disponíveis, como os cursos promovidos gratuitamente pela Escola do Legislativo.

Investimentos em qualificação
A diretora também abordou a necessidade de um equilíbrio no uso de recursos pelas câmaras. Ela mencionou que, embora seja legítimo devolver valores ao executivo ao final do ano, essa prática pode gerar questionamentos sobre a necessidade do montante originalmente repassado. “Investir em formação e estrutura para melhorar a qualidade do trabalho legislativo nunca é despesa, sempre é investimento”, pontuou.

deixe seu comentário

leia também

leia também