Proposição é do vereador Vagner Passos. Vereadores também aprovaram sugestões para mais aulas na pré-escola, melhorias em praça, campo de futebol e rua, alteração na outorga de táxis, informações sobre atendimento na saúde e repúdio aos parlamentares que arquivaram denúncia contra presidente
São Miguel do Oeste
Vereadores sugeriram acrescentar uma aula de Educação Física e duas aulas de artes na grade curricular da Pré-Escola do município
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram pedido do vereador Vagner Passos (PSD) para realizar uma audiência pública para discutir “a falta de investimentos e a negligência no abastecimento de água” em São Miguel do Oeste. O requerimento foi apresentado na sessão desta terça-feira (8) e aprovado por unanimidade.
Passos justifica que ao mesmo tempo em que “brota água do chão”, nas torneiras falta água em pontos da cidade. “Isso revolta porque não é só um dia que acontece isso, e não é a primeira vez. Os problemas no abastecimento de água vêm se arrastando há tempos”, protestou o vereador, criticando ainda o fato de a Casan cobrar taxa pelo serviço independentemente da quantidade consumida.
O autor do requerimento ainda citou que outras cidades municipalizaram o serviço e estão tendo bons resultados. Outro tema a ser debatido na audiência deve ser a questão dos poços artesianos. “Queremos trazer representantes da Casan, pessoas que conhecem a situação hídrica do município, e discutir até quando vai ficar essa situação”, acrescenta o vereador. A data da audiência será marcada posteriormente.
AULAS NA PRÉ-ESCOLA
Os vereadores Cláudio Barp (PMDB), Cássio da Silva (PMDB), Gilberto Berté (PMDB), Elias Araújo (PSD) e Silvia Kuhn (PMDB) apresentaram uma indicação sugerindo à secretária de Educação e à presidente do Conselho Municipal de Educação que estudem a viabilidade de acrescentar uma aula de Educação Física e duas aulas de artes na grade curricular da Pré-Escola do município. O objetivo é equiparar as horas-atividades com os demais professores do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino.
MELHORIAS EM RUAS
Outra indicação aprovada na sessão foi apresentada por Odemar Marques (PDT), e solicita à secretária de Desenvolvimento Urbano que providencie a limpeza e roçada no passeio da Travessa Havaí, esquina com a Rua Pedro Melo, no Bairro Sagrado Coração de Jesus. O vereador também pede a instalação de uma lixeira no local e um estudo para construção de calçamento com pedras irregulares na via, pois hoje somente metade da rua é pavimentada.
Carlos Grassi (PP) pediu ao prefeito e à secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano que providenciem o recapeamento asfáltico da Rua Nagib Nassif Francisco, no acesso ao frigorífico Aurora. “Por esta via passam caminhões e veículos de distribuição, além de pedestres e funcionários da empresa, que hoje conta com 896 funcionários atuando na unidade de São Miguel do Oeste”, justifica o autor da indicação.
EMENDA PARLAMENTAR
Everaldo Di Berti (PSD) indicou a construção de um parquinho, uma academia ao ar livre e uma quadra sintética no espaço da Praça do Bairro São Luiz, com recursos de emenda parlamentar. O vereador sugere também que os recursos possam ser aplicados em iluminação, vestiários e banheiros do campo de futebol do bairro. Everaldo justifica que os investimentos irão contemplar todas as comunidades próximas, como Vila Nova I e II, Vila Basso, Comunidade de São Francisco de Assis e os moradores do próprio bairro. A indicação será encaminhada ao presidente da Fundação Municipal de Esportes e à secretária de Desenvolvimento Urbano e Planejamento.
TAXISTAS
Vanirto Conrad (PDT) indicou ao prefeito que encaminhe projeto de lei regularizando a atividade de taxistas no município, permitindo que a concessão para pessoas físicas possa ser outorgada a pessoas jurídicas, segundo critério do detentor do ponto de táxi. Segundo Vanirto, vários taxistas da cidade prestam serviços regulares a empresas e precisam emitir notas fiscais de pessoas jurídicas, o que seria permitido com a alteração na legislação vigente.
ESPECIALIDADES MÉDICAS
Na sessão ordinária os vereadores aprovaram ainda um requerimento de informação de José Giovenardi (PR). O vereador solicita ao secretário de Saúde e ao prefeito quais as especialidades médicas que atualmente a Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste não dispõe para o atendimento da população; de que forma a Secretaria tem agido nos casos em que não encontra tal especialidade médica; como é tratado e encaminhado o paciente que precisa de um tratamento específico nos casos em que não há especialista necessário; e qual critério está sendo utilizado para os pacientes que precisam de transporte para se deslocar para tratamento fora do município.
REPÚDIO AO ARQUIVAMENTO DE DENÚNCIA
A vereadora Maria Tereza Capra (PT) apresentou moção de repúdio pela atitude dos deputados federais catarinenses que votaram a favor do pedido de arquivamento da denúncia contra o presidente da República Michel Temer, no dia 2 de agosto. “Ele foi o primeiro presidente a ser denunciado no exercício do cargo. Os parlamentares catarinenses que aprovaram o pedido de arquivamento desonraram os votos e a súplica do povo catarinense para que permitissem, pelo menos, a investigação do presidente da República, especialmente no momento de grave crise política e institucional do país. Portanto, tal atitude merece o repúdio desta Casa Legislativa”, justifica a vereadora. A moção será enviada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A proposição foi subscrita por Cássio da Silva, Carlos Grassi, José Giovenardi e Vanirto Conrad, aprovada por maioria e teve votos contrários de Odemar Marques, Everaldo Di Berti e Vagner Passos.
A próxima sessão da Câmara será nesta quinta-feira (10), às 20h.








deixe seu comentário