Iniciativa da Secretaria de Assistência Social chama atenção para formas sutis de violência psicológica e reforça a importância da denúncia.
Prefeitura de São José do Cedro
Última atualização: 2025/08/07 1:34:40Em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Assistência Social de São José do Cedro deu início nesta semana à campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher. Como forma de sensibilizar a população, foram espalhadas silhuetas femininas em diferentes pontos da cidade, exibindo frases reais e recorrentes de agressores, que ilustram a violência psicológica presente no ciclo da agressão.
Entre as mensagens estão declarações como “Mulher minha não usa roupa assim” e “Ninguém vai te querer se você me largar”, utilizadas para representar o controle, a ameaça e o medo que, muitas vezes, antecedem a violência física. A ação busca romper com a normalização dessas práticas e destacar que a violência de gênero começa com palavras e atitudes.
A campanha reforça o compromisso do município com a prevenção, o acolhimento e a proteção das vítimas, incentivando a denúncia por meio do Disque 180. A orientação é clara: ouvir, apoiar e não silenciar diante de qualquer sinal de abuso.
deixe seu comentário