Home Campanha de combate à Hanseníase, Tracoma e Verminose é realizada

Campanha de combate à Hanseníase, Tracoma e Verminose é realizada

Ações envolvem aproximadamente 200 crianças de 5 a 14 anos das escolas municipal e estadual

Última atualização: 2018/04/20 11:42:12


Acontece nesta semana em Flor do Sertão, a 5ª edição da campanha “Tem Cura”, do Ministério da Saúde, visando combater a Hanseníase, Tracoma e Verminose. Atuam na ação profissionais da Secretaria de Saúde de Flor do Sertão e da 5ª regional de Saúde de São Miguel do Oeste, sendo atendidas crianças de 5 a 14 anos nas escolas.

A campanha teve início na manhã desta quinta-feira, dia 19, e encerra na tarde desta sexta-feira, dia 20, envolvendo aproximadamente 200 crianças da escola municipal e estadual de Flor do Sertão.  Segundo o enfermeiro Adriano Pereira, a ação visa à prevenção, sendo que as crianças que têm algum problema detectado já são medicadas. Conforme o enfermeiro, as três doenças combatidas na campanha geram sequelas e prejuízos ao desenvolvimento das crianças, sendo que, se detectadas em estágio inicial, apresentam maiores chances de efetividade no tratamento, pois todas têm cura.

Além disso, Adriano lembra que as doenças são contagiosas, sendo de suma importância serem detectadas com antecedência. “Hanseníase causa uma deformação com prejuízo no sistema nervoso, perda da sensibilidade e causa deformação anatômica. A gente diagnosticando essa doença, precocemente, consegue fazer o tratamento adequado e evitar com que ocorra a propagação para outras pessoas, porque é uma doença transmissível. E assim evitando os danos futuros e com gastos reduzidos. Trabalhando a prevenção conseguimos trabalhar com gastos reduzidos”, explica.

O enfermeiro acrescenta que a verminose também é uma doença transmissível. “A verminose também é uma patologia que a gente consegue diminuir o número de pessoas contaminadas, porque, geralmente, uma família que tem um membro com verminose, consegue disseminar para todo a família. Se uma pessoa tem verme vamos ter que tratar a família toda. Já o tracoma é uma doença de olho que pode levar a cegueira. A gente também consegue prevenir essa doença e tratar com antecedência”, conclui.


deixe seu comentário

leia também

leia também