A Secretaria de Assistência Social de Descanso promove um evento especial no Morro do Cristo voltado as mulheres do município, como parte das ações da campanha “Agosto Lilás"
ASCOM Descanso
Última atualização: 2025/08/06 5:54:28A Secretaria de Assistência Social celebra a campanha “Agosto Lilás”, uma importante ação de conscientização e combate à violência contra a mulher. A iniciativa tem como base a Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que não apenas pune os agressores, mas também promove a autonomia das mulheres, educa a sociedade, fortalece os direitos humanos nas políticas públicas e oferece assistência e atendimento humanizado às vítimas.
A violência doméstica e familiar é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que resulte em morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de danos morais ou patrimoniais. A campanha busca esclarecer a população sobre os diferentes tipos de violência sofridos pelas mulheres, muitas vezes naturalizados ou invisibilizados no cotidiano.
Entre os principais tipos de violência estão a física, que envolve agressões como espancamentos, lesões com objetos cortantes, sufocamento e queimaduras; a psicológica, caracterizada por ameaças, humilhações, chantagens, perseguições e restrições de liberdade; a sexual, que se refere à imposição de atos sexuais não consentidos, uso de coerção para gravidez ou aborto, entre outros abusos; a patrimonial, que inclui controle financeiro, destruição de documentos e objetos, furto e retenção de bens; e a moral, que envolve calúnia, difamação, injúria, exposição da vida íntima e desvalorização da mulher.
De acordo com a Psicóloga da Proteção Social Especial, Maiara Verona, é necessário que todas as mulheres saibam as formas de denúncia disponíveis. “As mulheres em situação de violência podem procurar a Delegacia Civil, acionar a Polícia Militar ou ligar para o número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher. Este canal garante atendimento sigiloso, orientações, registro de denúncias e informações sobre os direitos e mecanismos de proteção disponíveis”, esclarece.
Com a mensagem “Não se cale, denuncie”, a campanha busca mobilizar toda a sociedade para romper o ciclo de violência, proteger as vítimas e responsabilizar os agressores. Com base nos dados divulgados pelo Observatório de Violência contra a Mulher, disponível no portal da Assembleia Legislativa, o município de Descanso registrou, de janeiro a junho deste ano, 46 casos nos canais de denúncia, envolvendo ameaças, estupro, injúria e lesão corporal.
Para o Secretário, Miguel Rodrigues, é necessário reforçar a importância de a sociedade estar atenta aos fatos que podem configurar violência contra a mulher em nosso município. “Esses números nos mostram que ainda há muito a ser feito para garantir a segurança e o bem-estar de nossas mulheres. É fundamental que continuemos promovendo ações de conscientização, apoio às vítimas e fortalecimento das redes de proteção, para que possamos construir uma comunidade mais segura, acolhedora e livre de violência”, finaliza.
Como forma de apoio, prevenção e informação, a secretaria está organizando um evento especial para todas as mulheres do município, previsto para o fim do mês de agosto, no Morro do Cristo. O evento faz parte do planejamento da secretaria, instituído coletivamente no calendário do setor em janeiro deste ano.
deixe seu comentário