Home Candidatos convocados iniciam jornada rumo à carreira de Bombeiro Militar

Candidatos convocados iniciam jornada rumo à carreira de Bombeiro Militar

Com essa nova turma, o CBMSC ultrapassa a marca de 300 novos bombeiros militares entre os anos de 2024 e 2025

SECOM

Última atualização: 2025/05/08 8:41:34

Mais de 60 candidatos ao cargo de aluno-soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciaram nesta quinta-feira, 8, uma nova etapa em suas vidas com o início do Curso de Formação de Praças (CFP), no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. Com essa nova turma, o CBMSC ultrapassa a marca de 300 novos bombeiros militares entre os anos de 2024 e 2025.

“Estamos no estado mais seguro do país, e o investimento em pessoal é fundamental para esse resultado. Com essa nova turma, já são mais de 300 novos bombeiros militares integrando os quadros da corporação entre o ano passado e este. Todos dedicados a salvar e proteger. Isso reforça o olhar comprometido do Governo do Estado com toda a população catarinense”, afirma o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

Os candidatos foram convocados a partir do cadastro de reserva do concurso público de 2023 e agora iniciam a preparação para assumir a missão de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Em abril de 2024, 261 alunos foram formados e já atuam como soldados na corporação. Com a conclusão do atual curso, mais 60 novos profissionais reforçarão os batalhões em todo o estado. A formatura está prevista para 12 de dezembro.

Início do Curso de Formação de Praças

Durante a recepção, os candidatos assinaram a lista de presença e participaram do Apronto Operacional (apronal), onde tiveram seus enxovais conferidos. Esse é um dos momentos simbólicos do início da vida militar, marcando o compromisso com a disciplina e a prontidão para o serviço.

“Todos que estão aqui certamente já superaram muitas dificuldades, desde o estudo, aprovação no concurso e espera pela convocação. Isso demonstra o quanto os senhores são persistentes e desejam fazer parte da corporação. Lembrem-se de tudo o que enfrentaram até aqui, para que não desistam”, destacou o capitão Bruno Lazarin Koch, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP).

O oficial também reforçou a importância do respeito e do bom relacionamento no ambiente militar.  “A única coisa que nos difere hoje é o tempo de serviço dentro do CBMSC. Sejam respeitosos, honrem a história da corporação e vibrem em todas as ações, pois um corpo que não vibra é um esqueleto que se arrasta”, concluiu o capitão Lazarin.

A nova turma, composta por homens e mulheres, foi dividida em dois pelotões. Entre os candidatos a aluno-soldado, estão Bombeiros Comunitários, Guarda-Vidas Civis Voluntários (GVCs), policiais e civis que agora iniciam sua trajetória na carreira militar.

Os novos integrantes foram convocados a partir do cadastro de reserva do concurso realizado em 2023. Em abril de 2024, 261 alunos foram formados e hoje já atuam como soldados na corporação. Ao final do atual CFP, mais 60 alunos passarão a integrar o quadro de praças, totalizando mais de 300 novos bombeiros militares prontos para servir à sociedade. A formatura está prevista para 12 de dezembro de 2025.

Curso de Formação de Praças

O CFP tem como objetivo capacitar os futuros bombeiros militares para atuar em diversas frentes de atendimento à população, como combate a incêndios, salvamento aquático, resgate veicular e primeiros socorros. Durante a formação, os alunos passarão por treinamentos teóricos e práticos, adquirindo os conhecimentos essenciais para atuar com excelência e segurança.

Com duração aproximada de nove meses, o curso atribui ao candidato aprovado a designação de aluno-soldado bombeiro militar, com graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado (NQ).

Após a conclusão e aprovação no CFP, os alunos tornam-se soldados bombeiro militar 2ª Classe. Ao longo da formação, terão contato com disciplinas em diversas áreas do conhecimento, especialmente nas atividades operacionais desempenhadas pela corporação

deixe seu comentário

leia também

leia também