Equipe de fiscalização afirmou que animais estavam agonizantes devido ao transporte irregular
Oeste Mais
Última atualização: 2024/11/29 2:52:49Centenas de tartarugas chinesas foram apreendidas na bagagem de um passageiro durante fiscalização nesta quarta-feira, dia 27, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Conforme o sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), elas estavam agonizantes devido ao transporte em condições indevidas. A equipe que localizou as tartarugas imaginou que a carga fosse de caranguejos ou peixe fresco, porém, ao abrir a bagagem, foi surpreendida com 386 filhotes da mesma espécie. A suspeita é que eles seriam utilizados como matéria-prima para diversos produtos pela medicina tradicional chinesa.
Para ingressar legalmente no Brasil, espécies exóticas precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Como não havia documentação, o passageiro foi multado em R$ 72 mil pelo órgão, e em seguida, foi liberado.
Por questões sanitárias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) proíbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizações e certificações zoossanitárias.
Durante milhares de anos, as tartarugas têm sido utilizadas na medicina para tratar uma grande variedade de doenças e enfermidades. Ultimamente, com a economia em crescimento, aumenta a preocupação com a extinção de tartarugas no país asiático.
deixe seu comentário