Intenção é dar mais agilidade e organização às sessões, bem como maior transparência sobre os trabalhos legislativos
Em vez de declarar voto falando ao microfone, vereador escolhe voto na tela do notebook
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste implantou nesta semana um sistema de votação eletrônica para ser utilizado nas sessões legislativas. O primeiro teste foi realizado durante a sessão de quarta-feira (26), em que esteve em apreciação o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
As principais mudanças são o gerenciamento eletrônico da votação e a exibição dos votos nominais em um painel eletrônico no plenário. Os votos nos projetos de lei e nas demais proposições são registrados automaticamente no site da Câmara de Vereadores, e exibidos no plenário instantes após a votação. Em vez de declarar o voto no microfone, os vereadores fazem a votação em um notebook com tela sensível ao toque. Com isso, a apuração dos votos é exibida na televisão junto à foto do vereador: verde para os votos favoráveis, vermelho para os votos contrários e laranja para as abstenções.
Outra novidade é a exibição de um cronômetro na tela com o tempo disponível para o vereador inscrito falar. Ao término do tempo, o microfone é cortado automaticamente. Segundo o presidente da Câmara, vereador Everaldo Di Berti, a intenção é dar mais agilidade e organização às sessões, bem como maior transparência sobre os trabalhos legislativos.
“Este investimento vem para trazer inovação e deixar mais transparentes as ações dos vereadores”, ressalta Di Berti, ao lembrar que o sistema e os equipamentos foram adquiridos através de licitação. O sistema, da empresa Softcam, é integrado ao site do Poder Legislativo, onde é possível acompanhar a tramitação dos projetos em tempo real, ler as propostas na íntegra, ver a pauta e o calendário das sessões, entre outras funcionalidades. O site pode ser acessado no endereço www.saomigueldooeste.sc.leg.br.
Resultado da votação é exibido em painel no plenário da Câmara
Presidente Everaldo Di Berti destaca que sistema traz inovação, agilidade e transparência
Outra novidade é o cronômetro com o tempo restante para a fala do vereador
Vereadores testaram o sistema de votação eletrônica na sessão de quarta-feira
deixe seu comentário