Home Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Sessão também teve aprovação de um projeto de lei e apresentação de indicações legislativas

Última atualização: 2019/04/17 8:21:31


Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Os vereadores de São Miguel do Oeste homenagearam nesta terça-feira (16) o Colégio Jesus Maria José pelos 60 anos de fundação em São Miguel do Oeste, comemorados em 6 de fevereiro. A moção de aplauso, de autoria de todos os vereadores, destaca que as irmãs do Instituto Jesus Maria José chegaram à Vila Oeste no ano de 1950, a pedido do então pároco Padre Aurélio Canzi, com a finalidade de dirigir o Hospital Sagrado Coração de Jesus. A partir de 1959, elas passaram a atuar no setor educacional e continuam marcando sua presença nessa atividade até os dias atuais.

“Neste ano de 2019 o JMJ completa 60 anos de trabalhos prestados a esta comunidade. O Instituto está representado em nove países do mundo atendendo escolas, pastoral comunitária e obras sociais”, ressaltam os vereadores, lembrando que a instituição atende da educação infantil ao 3º ano do ensino médio e possui atualmente em torno de 400 alunos.

Entre os projetos desenvolvidos pelo JMJ estão a coleta de materiais recicláveis, entregues pelos alunos na 2ª feira e recolhidos pelo projeto Sorria São Miguel; a reciclagem do óleo de cozinha, recolhido por uma empresa que transforma em novo produto, a ração para animais; além de projetos recreativos como escolinha de futsal e balé.

“O Colégio JMJ proporciona um atendimento de qualidade, com material atualizado, promovendo a formação de um ser humano mais completo, pronto para atender a necessidades da sociedade atual”, acrescentam os vereadores. A diretora do Colégio, Irmã Delinda Cavalli, apresentou um breve histórico da instituição e homenageou aqueles que atuaram e atuam no Jesus Maria José.

PROJETO E INDICAÇÕES

Na sessão desta terça os vereadores aprovaram um projeto de lei e apresentaram indicações. Foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei 32/2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município de São Miguel do Oeste a permutar lote urbano com Julio Cesar Zanatta e sua esposa Marinez Zanatta. O lote permutado, de propriedade do Município, tem área de 312,62 metros quadrados, e será permutado por outro com área de 502,59 metros quadrados, de propriedade de Julio Cesar Zanatta e sua esposa Marinez Zanatta, já absorvido pelo prolongamento da Ria Willy Barth, no Bairro São Sebastião.

Elias Araújo (PSD) apresentou indicação solicitando à Administração Municipal que implante uma lombada ou lombofaixa na Travessa Javari, nos fundos do Cemitério Municipal. Conforme Elias, o pedido veio dos moradores desta rua, que apontam o aumento significativo no fluxo do tráfego de veículos no local. “Preocupados com a segurança, os moradores pediram maior atenção e providências das autoridades competentes”, ressalta Elias. A indicação será enviada ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

José Giovenardi (PR) indica à Administração Municipal que sinalize e pinte as faixas de acesso à empresa Sul Valle/BRF/JBS, na Rodovia Leolino João Baldissera, na Linha Cruzinhas. O pedido será enviado ao prefeito, à secretária de Planejamento e Urbanismo e ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

Cássio da Silva (MDB) solicita ao Dnit que estude a viabilidade de estender a rede e implantar iluminação pública nos seguintes trechos: no trecho da Rua Luiz de Camões com a BR-282 (a partir da Marmoraria Santa Maria), localizado próximo à Linha Limeira, saída para Linha Canela Gaúcha; e ao longo da BR-282, no trajeto entre os entroncamentos da SC-163 (saída para Guaraciaba) com a Rua Luiz de Camões (Linha Limeira).

Conforme o vereador, há um grande fluxo de pessoas que transitam nesse local para a prática de caminhadas, corridas e ciclismo. “O respectivo trecho da BR-282 está com uma ótima sinalização viária, inclusive no trevo das proximidades da Linha Limeira, apenas há carência no que diz respeito à iluminação pública”, justifica Cássio. O pedido será enviado ao superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, e ao supervisor da Superintendência Regional do Dnit em Chapecó, Diego Fernando da Silva.

Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

deixe seu comentário

leia também

leia também