Com alerta de enxurradas e deslizamentos, Defesa Civil monitora o clima no Sul de SC
Devido à previsão das fortes chuvas para este sábado (7) e domingo (8), as Defesas Civis do Sul de Santa Catarina estão monitorando o clima nas cidades a fim de evitar Segundo o coordenador do órgão em Criciúma, Fred Gomes, o acompanhamento começou na última semana (30) e o acumulado para ate domingo é de aproximadamente 170 mm, com máximo de 200 mm.
Com a experiência que a gente tem, eu consigo dizer que se a previsão se manter, passaremos bem, mas de qualquer forma a municipalidade fez bem a sua parte”, explicou Fred em entrevista ao Balanço Geral.
Conforme o alerta feito pela Defesa Civil, entre sexta-feira e sábado, a região pode registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos. O alerta também vale para o Planalto Sul e Grande Oeste.
Já no domingo, os acumulados de chuva se espalham para as outras regiões do Estado, entre 100 e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis.
Além disso, risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.
Com alerta em SC, entenda as diferenças entre enchentes, inundações e alagamentos
Defesa Civil prevê aumento do número de acidentes e desastres devido ao alto nível das chuvas neste fim de semana; estado segue em alerta
Santa Catarina vive uma semana de alerta com a previsão de fortes chuvas que atingem pontos do estado de forma intensa desde a segunda-feira (2). Enchentes, inundações e alagamentos preocupam a população e já causam sérios estragos, por isso é importante entender a característica de cada um.
A enchente é um tipo de fenômeno natural que se intensifica a partir das intervenções humanas no meio ambiente. Ela consiste no aumento do nível do leito maior de um rio, que alcança a capacidade máxima mas sem transbordar.
A incidência de enchentes é mais comum em regiões com uma densidade populacional mais elevada, especialmente quando os sistemas de drenagem perdem eficiência ao longo do tempo, caso não sejam ajustados.
Já as inundações ocorrem após chuvas intensas, provocando o transbordamento das águas em níveis muito acima dos rios, por conta da ineficiência ou sobrecarga na absorção do solo, comum em regiões de área mais plana.
Os alagamentos são acúmulos de água causados pela falta de drenagem adequada, dificultando a vazão de forma eficiente. Apesar de não ter relação direta, os alagamentos podem ser agravados pela alta incidência das chuvas.
Em alerta vermelho, Estado prepara especialistas em resgate e inundações
Frisando que a principal preocupação é salvar vidas, governador Jorginho Mello se reuniu com o Grupo de Ações Coordenadas para definir estratégias voltadas em especial para o Alto Vale do Itajaí
deixe seu comentário