Comércio aposta no Dia das Mães para aquecer vendas em Santa Catarina
Movimento desde o início de maio anima empresários, segundo Fecomércio SC
Última atualização: 2017/05/08 10:55:36
Santa CatarinaSegunda data comemorativa mais importante para a economia depois do Natal, o Dia das Mães movimenta o comércio desde o início de maio em Santa Catarina. Conforme a pesquisa de Intenção de Compras para o período, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, o gasto médio deste ano deve ser R$ 165,77 por consumidor, valor 3,7% maior do que o prospectado em 2016 (R$ 159,89). Leia a pesquisa na íntegraA relativa estabilidade do gasto está vinculada à condição financeira das famílias: 34,6% declararam estar em situação igual a do ano anterior, 34,4% apontaram que está melhor e 31% afirmaram que estão pior.Apesar de os números apontarem que os catarinenses ainda não recuperaram o poder aquisitivo de 2015, o movimento previsto anima os empresários do setor, de acordo com o presidente da Federação, Bruno Breithaupt. “A expectativa é de variação positiva no gasto médio, mas o setor está realista de que ainda não teremos a recuperação esperada no volume de vendas e faturamento. Apostar em promoções, formas de pagamento diferenciadas e bom atendimento continua sendo o tripé para melhorar a experiência de compra e conquistar os clientes, especialmente em um período de orçamento apertado”, afirma.A amostra da pesquisa foi de 2.011 pessoas entrevistadas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. Comportamento do consumidorSegundo a pesquisa, o consumidor procura por bom preço (38%), atendimento (26%) e promoções (22%). Para garantir o melhor custo/benefício, os filhos devem bater perna: 71,1% dos entrevistados devem fazer pesquisa de preço antes de escolher o presente.O comércio de rua (75,1%) e os shoppings centers (16,0%) serão os principais destinos dos consumidores. As roupas (43%) continuam sendo os itens mais procurados, à frente dos perfumes/cosméticos (13,3%) e calçados/bolsas (10,8%). Uma parcela considerável dos consumidores (8,8%) ainda está indecisa.Quase metade dos entrevistados (45,1%) deve almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,3% que irão comemorar em restaurante. Pelo menos 31,8% devem passar a data em casa.Os catarinenses pretendem pagar em dinheiro (71%), seguido pelo parcelamento no cartão de crédito (11,9%) e à vista no cartão de crédito (6,2%). Os dados são considerados positivos pelo mercado e podem influenciar nos níveis de endividamento e inadimplência nos próximos meses.
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