CNDL/SPC Brasil aponta que 76% dos consumidores pretendem comprar presentes
CDL São Miguel do Oeste
Última atualização: 2025/12/02 5:32:52As projeções para o comércio brasileiro são otimistas para o Natal de 2025, data mais importante do calendário varejista. Uma pesquisa nacional realizada pela CNDL/SPC Brasil indica que as vendas devem movimentar R$ 84,9 bilhões no País, impulsionadas pela intenção de compra de 76% dos consumidores. O levantamento aponta ainda que cada pessoa deve adquirir, em média, quatro presentes, com ticket médio previsto em R$ 174.
O estudo revela um cenário de confiança moderada: 41% dos brasileiros afirmam que pretendem gastar mais em relação ao ano passado, enquanto apenas 26% projetam reduzir despesas. As categorias mais procuradas incluem beleza e cosméticos, vestuário, acessórios e eletroeletrônicos, fortalecendo segmentos tradicionais do varejo físico e digital.
Para a CDL de São Miguel do Oeste, os indicadores nacionais reforçam a necessidade de que empresas locais se preparem com estoques adequados, vitrines atrativas, campanhas de impacto e integração entre loja física e canais digitais. A entidade destaca que, com consumidores planejando compras antecipadas — principalmente influenciadas por novembro e Black Friday — o momento exige estratégia e presença ativa dos lojistas.
De acordo com o presidente da CDL, Juares Junior “Os dados nacionais mostram um cenário de oportunidade para o comércio local. Com a expectativa de movimentar cerca de R$ 84,9 bilhões no País e consumidores comprando em média quatro presentes, é hora de os lojistas planejarem estoques, ofertas e campanhas online e offline para atender esse aumento de demanda. A CDL está pronta para apoiar nossos associados com orientações e ações conjuntas que valorizem o comércio da cidade.”
Além da mobilização do setor, a CDL reforça que campanhas institucionais, horários especiais, ambientação natalina e ações coletivas contribuem para fortalecer a experiência do consumidor e estimular vendas. A entidade também recomenda que empresas invistam em atendimento qualificado e vantagens competitivas, como facilidades de pagamento, embalagens especiais e programas de incentivo.
Vale ressaltar que, ao longo de dezembro, a CDL está divulgando o horário especial sugerido para o atendimento do comércio, com ampliação gradativa nas próximas semanas. A iniciativa busca garantir mais comodidade aos consumidores, permitindo que realizem suas compras com tranquilidade, tempo e melhor planejamento.
“São Miguel possui tudo o que o consumidor precisa. Somos uma cidade pujante, com variedade e qualidade tanto no varejo quanto nos serviços. Por isso, a extensão do horário de atendimento em dezembro possibilita que consumidores de toda a região escolham São Miguel do Oeste como destino de compras”, ressalta o presidente da entidade.
Ele destaca ainda que, para fortalecer a data mais importante do ano para o setor, especialmente para os varejistas, a CDL, em parceria com a Prefeitura Municipal, promoverá durante todo o mês de dezembro uma programação diversificada de atrações culturais distribuídas em vários pontos da cidade, estimulando o fluxo de pessoas e criando um ambiente ainda mais acolhedor para as famílias.
Com mais de 800 associados e atuação consolidada no desenvolvimento econômico local, a CDL reforça seu compromisso em apoiar o varejo durante o período que mais movimenta consumidores e empresas ao longo do ano.
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