Home Comissão tranquiliza população quanto ao Coronavírus

Comissão tranquiliza população quanto ao Coronavírus

Especialistas irão monitorar situação em São Miguel do Oeste, mesmo não tendo nenhum caso suspeito da doença até o momento

Última atualização: 2020/03/06 8:58:21


Uma comissão multiprofissional da área de Saúde foi criada em São Miguel do Oeste para coordenar as ações relativas ao Coronavírus no município. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, Marcos Bortolanza, é um dos integrantes. De acordo com ele, neste primeiro momento, um dos principais objetivos é tranquilizar a população e combater às Fake News (notícias falsas) sobre o assunto.

No próprio site da prefeitura (www.saomiguel.sc.gov.br), Bortolanza explica que foi disponibilizado um banner, por meio do qual é possível acessar links com informações seguras a atualizadas sobre o assunto.

A Comissão também está estabelecendo os fluxos de atendimento caso apareçam casos suspeitos da doença no município, e fará o monitoramento constante da situação. As pessoas que forem consultar com sintomas respiratórios, receberão máscaras e terão prioridade de atendimento.

“Para que um caso seja considerado suspeito, além de apresentar os sintomas, que são febre alta, tosse, dores musculares, falta de ar e dor na garganta, é preciso que o paciente tenha entrado em contato direto com outra pessoa que já tenho sido considerada com suspeita da doença ou histórico de viagem nos últimos 14 dias em área de transmissão”, relata Bortolanza.

A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Garrido, explica que na maior parte dos casos da doença, basta realizar o tratamento sintomático e tomar os cuidados para evitar a transmissão para outras pessoas. Na maioria das vezes, em poucos dias, os sintomas desaparecem, de forma semelhante a uma gripe, por exemplo. “Habitualmente, os casos de óbitos ocorrem quando existe alguma outra doença associada ou em pacientes frágeis e com idade extrema (bebês ou idosos)”, salienta.

“Recomendamos a quem apresentar os sintomas do Coronavírus, que evite lugares fechados ou com aglomeração de pessoas, e cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar. Também é indicado, como prevenção, lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão, e também o uso de álcool em gel”, explica a profissional.

Além de Marcos Bortolanza, da Vigilância Epidemiológica, e de Priscila Garrido, da Infectologia, participaram da primeira reunião local sobre o assunto, outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, coordenação técnica e da Atenção Básica, o secretário, Leonir Caron; representantes da Gerência Regional de Saúde (representando o Estado), de hospitais particulares, do Hospital Regional, da Secretaria Municipal de Educação e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

SITES COM INFORMAÇÕES

SEGURAS E ATUALIZADAS

SOBRE O CORONAVÍRUS:

plataforma.saude.gov.br

www.saude.sc.gov.br/coronavirus

www.dive.sc.gov.br

www.saude.gov.br/coronavirus

deixe seu comentário

leia também

leia também