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Comércio de SC registra queda de 32% do faturamento neste Dia das Mães

Segundo a Fecomércio/SC, data teve pouco impacto para amenizar os efeitos da crise no setor

Última atualização: 2020/06/01 10:20:05


Foto: Murici Balbinot


Com a pandemia de Coronavírus e a crise econômica, o catarinense comprou menos neste Dia das Mães. Os comerciantes do Estado registraram, em média, uma queda de -32,3% no faturamento em relação ao ano passado. Em uma a cada cinco empresas o resultado ruim foi ainda mais significativo, com quedas superiores a -60% no faturamento.


Com as vendas diminuindo, menos empresas contrataram temporários neste Dia das Mães. O número de empresários que contratou caiu de 11,6% em 2019 para 8% em 2020. Em média, foram 2,7 funcionários temporários por empresa que realizou contratações. O levantamento foi feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC).


O ticket médio também diminuiu, caindo de R$ 224,43 em 2019 para R$ 214,05 neste ano, redução de 4,6%. Segundo a entidade, apesar do ticket não ter sofrido tanta depreciação, houve uma redução importante no volume de vendas, fazendo com que o faturamentos dos empresários despencasse.


“Há um efeito desigual, de maneira que empresas e setores com maior dinamismo e adaptação às novas condições estão tendo maior facilidade para superar os problemas relacionados à pandemia. Esse fenômeno demonstra a ainda maior importância do crédito neste momento para garantir que empresas com maiores dificuldades financeiras possam realizar as adaptações necessárias e resistir a esse período”, destacou a Federação.


A pesquisa também mostrou que as empresas adotaram algumas medidas para tentar amenizar os efeitos da pandemia nas vendas. Nesse sentido, 95% reforçou os cuidados com a higiene, 60,8% utilizou serviços de tele entrega e 49,7% intensificou canais de vendas online.


Em 84,3% das lojas o movimento dos consumidores caiu durante a pandemia. Com menos pessoas circulando os comerciantes relataram uma baixo índice de pesquisa por preços. Para 56%, a frequência das pesquisas foram baixas, enquanto 24% consideram altas e 19% acharam regular.



Importância da data


Historicamente, o Dia das Mães representa uma data importante para o comércio, elevando o faturamento de maio em relação aos outros meses do ano. Em 2020, essa alta do faturamento médio em maio foi de 1,07%. Apesar da ainda registrar um crescimento, o valor ficou 8.13 pontos percentuais a menos que os 9,2% registrados em maio de 2019.


Boa


“O resultado mostra a importância da data, porém esse Dia das Mães pouco adiantou para diminuir os impactos da pandemia no setor”, explicou a Fecomércio/SC.


Foto: Murici Balbinot

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