Menos da metade dos 2,1 milhões de inscritos no Concurso Nacional Unificado fizeram as provas
NSC
Última atualização: 2024/09/26 2:00:44O governo federal divulgou a nova relação de candidatos por vaga do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ficou conhecido como o Enem dos concursos. A nova listagem foi feita após os cálculos de quem realmente fez a prova. Ao todo, menos da metade dos inscritos participaram do exame. Em Santa Catarina, a taxa de abstenção foi de 55,54%. O governo também divulgou os cargos mais concorridos.
Em todo o país, 2,1 milhões de pessoas estavam inscritas para fazer as provas, mas apenas 970 mil compareceram.
O cargo mais disputado é o de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, com especialidade em Engenharia Civil. O candidato que conquistar a vaga desempenhará a função no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A concorrência, no entanto, é difícil: são 14,1 mil candidatos para uma vaga.
Ao todo, 6.640 vagas estão em jogo, em 21 órgãos públicos. As provas foram aplicadas em 228 cidades espalhadas pelo Brasil. Em Santa Catarina, oito cidades receberam candidatos para o exame: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José.
O próximo passo é a divulgação das notas, previsto para 8 de outubro. Nesta data, os candidatos também devem ser convocados para o envio de títulos, para os cargos que exigem esta etapa. Os participantes terão até 9 de outubro para entrar com pedidos de revisão da nota da parte escrita do exame.
A lista com os aprovados no Concurso Nacional Unificado deve ser lançada em 21 de novembro. As convocações de posse devem iniciar em janeiro de 2025.
deixe seu comentário