O "1 º Congresso de Educação: escola e educação em tempos de mudança" reuniu 800 profissionais e acadêmicos, nos dias 20 e 21, no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste
Evento contou com a presença do reitor Aristides Cimadon Fotos: Karine Bender/Ascom UnoescSegundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Giovana Di Domênico Silva, o evento fortalece o contexto educacional da região. “O Congresso integrou, em dois dias, o contexto da Universidade com as escolas de Educação Básica e seus saberes, buscando a promoção do desenvolvimento regional. Além disso, possibilitou a reflexão sobre o significado da escola nos processos educativos em tempos de mudança”, destacou Giovana, salientando que o evento foi um momento de reflexão, diálogo e construção de saberes.
Durante
o Congresso, o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, destacou a
importância dos educadores debaterem o tema do evento. “Vivemos uma
mudança, talvez das mais significativas da história da humanidade. É importante
que nós educadores verifiquemos as perspectivas que essa mudança nos provoca e
para onde devemos dirigir nossos espaços educativos”, frisou o professor.
O
Congresso foi aberto com a conferência “Em que mundo vivemos e que
sociedade queremos? Qual o lugar da escola e da educação?”, com o
professor doutor Walter Frantz. Em seguida, a professora doutora Eloisa Candal
Rocha ministrou a conferência “Educar na infância em tempos de
mudança”. O primeiro dia do Congresso terminou com a presença do professor
doutor Ireno Berticelli, que falou sobre “Escola e linguagem em tempos de mudança”
No
segundo dia, o público pôde participar de 17 oficinas, que abordaram diversas temáticas. A
Unoesc também recebeu o professor da Universidade do Minho de Portugal
(UMinho), doutor Fernando Silva Ferreira, para a conferência “Reinventar a
educação democrática na escola e na formação dos professores”. O evento encerrou com a conferência
“Comunidades de aprendizagem: outras perspectivas educacionais”, ministrada pelo idealizador da Escola da Ponte
em Portugal, José Francisco de Almeida Pacheco.
Além
das oficinas e debates, nos dois dias, foram realizadas mostras de trabalhos do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Feira do
Livro e exposição de pôsters. O evento também foi marcado pelas apresentações
culturais das escolas CVE, Jesus Maria José, Amália Daltoé Agostini, Teonísio
Wagner, Senai, Waldemar
Antônio Von Dentz, do professor da Unoesc, Alexandre Tiburski Neto, e
do Grupo de Italianos de Madonna di Caravaggio.
De
acordo com a acadêmica Alana de Oliveira, as exposições e debates do Congresso
contribuíram para a formação acadêmica e profissional. “O evento veio como
uma possibilidade de diálogo e entendimento sobre o contexto da escola e da
educação em tempos de mudança”, avalia a estudante.
Lançamentos de livros
Diplomada de Pedagogia da Unoesc, Cristiane Rempel, lançou um livro no eventoDurante o evento, a diplomada de Pedagogia da Unoesc, Cristiane Cupchinski Rempel, lançou o livro “Unicidade do ser Humano: olhar colaborativo na educação infantil por meio da interdisciplinaridade”. O livro é resultado de sua dissertação apresentada ao Mestrado em Educação da Unoesc Joaçaba. “O presente estudo buscou compreender a complexidade da condição humana na sua relação com o campo educativo e com a compreensão e a constituição da unicidade humana”, salientou a diplomada.
A professora da Unoesc, doutora Dilva Bertoldi Benvenutti, lançou o livro “Avaliação nos Processos de Aprendizagem”, resultado da tese de doutorado em Educação nas Ciências e fala da obra: “No primeiro capítulo do livro, eu apresento toda a trajetória histórica da avaliação no Brasil. No capítulo a seguir, busco as concepções de aprendizagem e avaliação e mostro o quanto a avaliação pode contribuir para o processo de aprendizagem. No próximo momento, busco vivências e experiências de professoras, que atuam na sala de aula, e faço uma análise de como elas foram avaliadas e como elas avaliam. O livro termina com a apresentação de uma proposta baseada numa avaliação, que tem como foco a investigação, a reflexão e a valorização dos sujeitos aprendentes”, informou a professora.
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