Home Conselho Estratégico Participativo é instituído no município

Conselho Estratégico Participativo é instituído no município

Segundo o prefeito Claudio Junior Weschenfelder, a iniciativa objetiva aproximar a comunidade do poder público

Última atualização: 2018/05/17 5:16:06



O município de Guarujá do Sul instituiu no mês de abril, o Conselho Estratégico Participativo, com objetivo de aproximar a comunidade do poder público. Segundo o prefeito, Claudio Junior Weschenfelder, a decisão de instituir o projeto já era planejada desde o início da gestão. “A constituição do Conselho Estratégico Participativo está alicerçada na ampliação do processo da democracia”, explica.

De acordo com Cláudio, muitas pessoas compreendem a democracia como o dever de ir votar a cada dois anos, mas ela deve acontecer também no dia a dia da comunidade. “Com o conselho, estamos ampliando essa participação democrática, para que além dos munícipes escolherem seus representantes, eles tenham a oportunidade de poder ajudar a decidir os rumos do seu município”, destaca.

Claudio afirma que para a composição do conselho foi adotado um critério, a representação das entidades, das instituições e das organizações no município. “No primeiro momento foram listadas 37 entidades e cada uma delas foi convidada a indicar dois delegados, sendo preferencialmente um homem e uma mulher, para que pudéssemos ter um conselho paritário na representação de gênero”, explica. “Nós temos agora, um grupo de 80, 90 pessoas que compõem esse conselho, que de agora em diante irão se reunir três vezes por ano, para ajudar a refletir sobre os anseios, angústias e principais projetos estratégicos para o futuro de Guarujá do Sul”, relata.  

A primeira reunião foi realizada no dia 21 de abril, durante o dia inteiro. Na ocasião, foi explanado os objetivos da criação do conselho e qual é o papel e atribuição de cada conselheiro. “Como era a primeira atividade, para termos um ponto de partida, a administração apresentou 10 propostas e dessas propostas, algumas já saíram com encaminhamentos imediatos e outras foram para avaliação”, ressalta “A próxima reunião está marcada para julho e a outra está prevista para novembro”, conclui.


deixe seu comentário

leia também

leia também