Durante três dias professores de todas as redes de ensino discutiram e aprimoraram, em Florianópolis, o documento que reúne o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes
Com a diversidade catarinense. Assim ficou definido o
Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território
Catarinense. Durante três dias professores de todas as redes de ensino
discutiram e aprimoraram, em Florianópolis, o documento que reúne o conjunto de
aprendizagens essenciais aos estudantes. O 1º Seminário de Sistematização foi
norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Foram dias intensos, de muito trabalho. Cumprimos a tarefa
e o grupo está feliz por isso”, comenta a coordenadora-geral de Elaboração do
Documento de Santa Catarina, Cássia Ferri.
Baseados na BNCC, os mais de 500 profissionais tiveram como
missão construir um documento com as características de Santa Catarina com suas
inúmeras manifestações culturais, respeitando a história e avançando em alguns
aspectos. “Temos muita diversidade em um único estado. Evoluímos em algumas
questões para continuarmos na vanguarda, sendo destaque no país e avançando na
qualidade da educação”, confirma.
Segundo a coordenadora, o avanço pode ser percebido tanto na
compreensão das modalidades como também da comunidade escolar como um todo
sobre as diferentes modalidades. “A Educação Indígena, por exemplo, saímos
todos com uma nova compreensão sobre ela e ela sobre o que deve ensinar”,
destaca.
Outros componentes curriculares também avançaram nas
definições sobre quais conhecimentos são importantes para a formação integral
dos estudantes. “É preciso pensar: o que é necessário ensinar em cada etapa e
em cada componente para construir tal competência”, explica Cássia.
Para a professora de escola municipal, Karla Demonti Passos
Cathcart, o encontro de discussão foi muito importante. “Aqui pudemos discutir
o que vai ser colocado em prática nas escolas. Ter a chance de participar desta
construção é se sentir parte dela e não só uma peça de execução”, destaca a professora
que participou do grupo de Educação Especial.
Além dos componentes curriculares, as diferentes áreas da
diversidade também estiveram em discussão, entre elas a modalidade de educação
ambiental e como ela pode ser estudada em cada componente curricular.
“Destacamos seus princípios e suas proposições e como podemos navegar este
assunto como conteúdo integrador. A educação ambiental é um processo e pode
estar inserido em todos os componentes curriculares, por isso está na BNCC”,
explica a professora de Geografia e consultora de educação ambiental, Rosemy da
Silva Nascimento.
Para a coordenadora Estadual da BNCC a secretária adjunta de
Estado da Educação, Carla Silvanira Bohn, o encontro cumpriu com seu objetivo.
“Agregou as expertises das mais diversas especialidades, cada um com seu olhar
contribuindo e enriquecendo a consolidação do currículo, gradativamente,
sensibilizados à causa única: construir a diretriz educacional com a pujança do
Estado catarinense”, finaliza.
O documento foi escrito em regime de colaboração entre a
Secretaria de Estado de Educação (SED), a União dos Dirigentes Municipais de
Santa Catarina (Undime), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a União
Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de
Municípios (Fecam). O próximo passo é encaminhar para o Conselho Estadual de
Educação (CEE) para aprovação. Para junho e agosto estão previstos Seminários
de formação de professores.
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