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Curso de Pedagogia da Unoesc obtém conceito quatro no MEC

Conceito indica um perfil muito bom de qualidade

Última atualização: 2019/03/01 2:43:36


O curso de Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou conceito quatro, numa escala de um a cinco, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Segundo a diretora de graduação, professora Marilene Stertz, o conceito indica um perfil muito bom de qualidade. “Pedagogia é um curso oferecido há 31 anos no campus, historicamente presente na comunidade regional, uma vez que, até início de 2019, formou 1.125 professores. O conceito quatro reflete essa história”, destaca a professora.

Foram destaques da avaliação: o estágio curricular; a titulação do corpo docente; o regime de trabalho do corpo docente (tempo integral e parcial); a experiência no exercício da docência na educação básica e a experiência de magistério superior do corpo docente. A infraestrutura também está entre os destaques: gabinetes de trabalho para professores; sala de professores; bibliografia básica e complementar; Brinquedoteca; laboratórios de informática, Laboratório de Anatomia; Biologia Celular; Microscopia; Zoologia e ginásio poliesportivo.

De acordo com a coordenadora, professora Giovana di Domênico Silva, o conceito reflete o trabalho de um curso consolidado que está comprometido com a formação de professores. “Esse compromisso de fazer educação, selado há três décadas, nos instiga a promover momentos de reflexão, diálogo e construção de saberes que contribuam com o processo educativo da região. O curso prima por um processo formativo que colabora na construção de seres humanos envolvidos e envolventes de humanidade, pois o trabalho do pedagogo é e será por excelência com seres humanos”, afirma a professora, destacando o comprometimento de todos que integram a instituição.

Brinquedoteca


A Brinquedoteca foi um dos destaques da avaliação do MEC

Giovana salienta que a Brinquedoteca, um dos destaques da avaliação, é um espaço privilegiado para construção, reconstrução e vivências de situações de ensino e aprendizagem, permeadas pela ludicidade. Ela acrescenta que o espaço subsidia as práticas pedagógicas de diversos componentes curriculares que integram a formação dos acadêmicos. “A partir da Brinquedoteca, os acadêmicos planejam e implementam

práticas pedagógicas inovadoras, especialmente, aos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É o exercício da relação teoria-prática indispensável à formação do educador”, salienta a professora, destacando que o atual contexto educacional requer educadores que percebam e compreendam a ludicidade como elemento fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

A diplomada Indianara Sissgler Teodosio salienta que, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é imprescindível escolher um curso com infraestrutura de qualidade e professores capacitados. “O curso de Pedagogia foi de extrema importância para minha carreira profissional. Cheguei ao mercado de trabalho com foco e objetivos muito bem definidos devido a todos os conhecimentos adquiridos durante a graduação”, conclui a pedagoga.

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