Home De frente com Ivânia, Fernando José de Quadros!

De frente com Ivânia, Fernando José de Quadros!

Paraplégico desde o nascimento, Fernando José de Quadros transformou uma trajetória marcada por cirurgias e barreiras físicas em um exemplo de superação, determinação e serviço à comunidade, acumulando 19 anos de trabalho na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

Ivânia Fátima Cadore

Última atualização: 2025/08/15 10:44:58

Paraplégico desde o nascimento, Fernando José de Quadros transformou uma trajetória marcada por cirurgias e barreiras físicas em um exemplo de superação, determinação e serviço à comunidade, acumulando 19 anos de trabalho na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

De frente com Ivânia, Fernando José de Quadros!

 1-Conteum pouco da sua trajetória?

R: Bom eu nasci no dia 27 de dezembro de 1984 aqui na cidade de São Miguel do Oeste, eu nasci com um problema congênito na medula chamado “mielomeningocele” espinha bífida, que nada mais é do que uma abertura na parte inferior da coluna vertebral por onde vazou a medula me tornando assim paraplégico.

Com cinco dias de vida passei por minha primeira cirurgia para fechamento da coluna e com dois meses tive hidrocefalia e tinha que fazer outra cirurgia para colocação de uma válvula na cabeça para drenagem do líquido, fiz vários tratamentos , em Chapecó , depois fiz tratamento no Instituto Veras do Rio de Janeiro através de um grande casal de amigos Dr. Silvio e Sra. Laine Neugebauer que pagaram todo o tratamento e hospedagem na capital Carioca, pois na época meus pais não teriam condições financeiras de custear esta viagem, depois disso segui minha vida normalmente estudando e trabalhando!

2- O que te motivou para continuar a batalha?  

R: Meus pais foram e são os meus grandes motivadores para continuar batalhando e nunca desistir, pois eles nunca desistiram de mim então não é justo eu desistir!

3-O que deveria mudar para todos que tem limitação?

R: O preconceito das pessoas ditas normais para com as pessoas com deficiência, não importa qual deficiência seja esta, e ter mais cidades e locais públicos realmente adaptados para um melhor deslocamento da pessoa com deficiência.

4- Qual foi sua dificuldade maior? Qual sua conquista?

R: Minha maior dificuldade foi e é os lugares que não estão adaptados, começando quando fui para o ensino fundamental onde o colégio não estava adaptado, mas isso foi melhorando ao longo dos anos nesta instituição.

Minha maior conquista é difícil falar mas acredito que estar trabalhando, no final deste ano completo 19 anos trabalhando como Funcionário Público efetivo da Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Oeste.

5- Como sente em estar trabalhando?

R: Muito feliz, pois me sinto útil a sociedade, gosto muito do que faço.

6- O que o senhor gostaria de fazer q ainda não fez?

R: Essa pergunta me fez pensar, acredito que algo relacionado com a natureza, com aventura como por exemplo andar em uma tirolesa.

7-Palavra que define você?

R: Pode parecer pretensioso da minha parte mas uma palavra que pode me definir é superação, pois realmente eu já superei muitas coisas, muitas barreiras durante esses meus 40 anos de vida.

8 O que senhor diria a sociedade?

R: Para ter mais empatia com a pessoa com deficiência, deixar o preconceito de lado, um grande problema que enfrentamos é pessoas não deficientes ocupando vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, gostaria que isso fosse mais respeitado.

 

Agradeço a atenção!

Carinhosamente

Ivânia Fátima Cadore

deixe seu comentário

leia também

leia também