Home De frente com Ivânia sobre Paróquia São Miguel Arcanjo!!

De frente com Ivânia sobre Paróquia São Miguel Arcanjo!!

Ivânia Fátima Cadore

Última atualização: 2025/10/31 10:07:45

De frente com Ivânia!!



Em 1943 a população de Vila Oeste era de aproximadamente 70 pessoas. Então a colonização e o povo decidiram construir a primeira capela, dedicada a São Miguel Arcanjo, e pedir um Padre ao Prelado de Palmas. Para a futura Paróquia foi destinada uma quadra, na área central da Vila. A devoção a São Miguel Arcanjo era muito divulgada entre os balseiros do Uruguai e os madeireiros em geral, que o veneram como patrono e protetor. Toda economia inicial da região dependia da madeira, cujo transporte para a Argentina acontecia pelo Rio Uruguai, através de balsas. Mas apenas podiam “fazer correr ou descer as balsas” por ocasião de enchentes, quando o rio estava em ponto de balsa.

Também a produção agrícola inicial era consumida pelas famílias dos madeireiros, operários e fileiras de bois de arrasto. Para os excedentes não havia outra comercialização, por falta de estradas e de mercado. Mas, durante a seca a região produziu o suficiente par ao consumo local.

O atendimento religioso à região era dado pelos padres de Itapiranga desde 1929. A cruz sobre a primeira igreja da Vila Oeste foi colocada em 03/10/1943, celebrando a festa do padroeiro no domingo seguinte ao dia 29/09. Mas a construção não foi concluída, devido à enorme crise financeira. Havia pouca esperança de que o padre solicitado viesse em breve.
Padre Aurélio Canzi chegou aqui em 05/02/1944. Ele registrou no livro Tombo: “A primeira impressão não foi animadora: apesar do belo pinhal, a pouca plantação destruída pela seca, havia falta de quase tudo e as pessoas sofrendo com a praga de mosquitos.”

A Paróquia foi instalada oficialmente em 30/04/1950. Exatamente 75 anos depois realizamos uma missa solene, para dar início ao Ano Jubilar. Entregamos três imagens do Padroeiro fazer a peregrinação nas 67 comunidades, permanecendo uma semana em cada uma. É tempo oportuno para o povo fazer suas devoções e, assim como cada comunidade tem seu padroeiro/a, divulgamos aquele que é o padroeiro de todos, de toda paróquia.

Hoje, amanhã e quinta-feira faremos as celebrações nas casas das famílias, nos seus respectivos núcleos no centro da cidade. Na sexta-feira, às 19h, começa o Tríduo na Igreja São Miguel Arcanjo. No sábado a missa será rezada na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, às 17h30min. No domingo, novamente na igreja, vamos encerrar o tríduo, com celebração às 19h. Nos três dias faremos a quermesse com partilha de comidas e bebidas, como caldo de cana e pastel.

O mondongo foi servido nos dias 19 e 20 de setembro. Nos dias 26 e 27, no salão paroquial, será oferecido o assado de porco. Para o dia 29 é recomendável comprar as fichas do churrasco com antecedência. Optamos por manter a tradição de celebrar no dia do padroeiro, aproveitando o ensejo que é um feriado municipal.

Na próxima segunda-feira, 29 de setembro, a partir das 9 horas, estaremos acolhendo três grandes procissões do povo que vai trazer, a pé, as três imagens de São Miguel Arcanjo. Uma sairá do São Jorge, outra do São Luiz e uma terceira do Bairro Agostini.

Com início previsto para as 10 horas, faremos a missa solene com a presidência de nosso Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó Dom Odelir José Magri.
Depois do almoço teremos uma rodada de bingo e o sorteio das cartelas das contribuições.

A Festa Paroquial, já na sua quarta edição, está inserida no Ano Santo e no Jubileu dos 75 anos da Paróquia, com o lema: Com São Miguel Arcanjo somos Peregrinos de Esperança.
Na data solene dos Arcanjos, além de São Miguel (= quem como Deus?) celebramos o São Gabriel (= força de Deus) e São Rafael (= Deus cura). Miguel é conhecido como o líder dos exércitos celestiais, protetor dos fiéis e defensor contra as forças do mal; Gabriel é o mensageiro divino, famoso por anunciar o nascimento de Jesus a Maria; e Rafael é associado à cura e à assistência divina.

Agradeço a atenção!
Ivânia Fátima Cadore

deixe seu comentário

leia também

leia também