Home Definidos os vencedores da Trigésima quinta edição do concurso oratória nas escolas da JCI

Definidos os vencedores da Trigésima quinta edição do concurso oratória nas escolas da JCI

A edição deste ano contemplou o tema “Educação Financeira”

ASCOM

Última atualização: 2023/06/22 7:48:49

Na última quarta, 21, foi realizada a etapa municipal do concurso de oratória nas escolas, organizado pela JCI no auditório da Unoesc, com a presença de professores, familiares, jurados e membros da entidade. A edição deste ano contemplou o tema “Educação Financeira”.
Participaram da capacitação alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de São Miguel do Oeste, que apresentaram seus discursos ao público e aos jurados. Cada escola fez a sua seletiva interna que garantiu a vaga para grande final. Os jurados atribuíram notas a performance completa dos participantes, incluindo entonação, gesticulação, expressão facial e corporal.

No ensino fundamental, ficaram classificadas, respectivamente: Aline Regina Vicenzi, aluna da EEB Alberico Azevedo com o primeiro lugar e na sequência Camily de Oliveira Domingues, aluna do EMEIEF Juscelino K. De Oliveira e Maiara Siviero Herbert, do EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva.

No ensino médio, ficaram classificado em primeiro lugar, Bianca Camili Kuhn, do Colégio La Salle Peperi, e na sequencia Eduardo Rosanelli, do EEB Doutor Guilherme José Missen e Luiza Cristina Wingertt, EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
Conforme a vencedora da categoria do ensino médio, Bianca Camili Kuhn, que estuda oratória há 6 anos, ela já consegue notar a mudança que o estudo promoveu em sua vida. “Vai desde levantar a mão ao responder uma pergunta na sala até a apresentar um trabalho maior’’, destaca.

Conforme a presidente do JCI, Paula Pires, é um orgulho saber que um projeto nasceu em São Miguel do Oeste atinge proporções nacionais “É um projeto migueloestino, idealizado pelos membros da JCI, que agora chega a nível nacional. Nosso objetivo é, além de formar esses alunos, contribuir para um desenvolvimento pessoal e profissional. Esse é o legado que deixamos, despertar o senso crítico nos alunos”, comenta.

A jovem, que compete desde 2020, ano o qual foi ganhadora também, comenta sobre a diferença do concurso com o passar dos anos. “Percebo muita evolução no desenvolvimento da capacitação, tendo em vista que agora a JCI disponibiliza cursos preparatórios a fim de dar mais paridade na competição, é um projeto muito interessante’’, conta.

Aline Regina Vicenzi, ganhadora da modalidade do ensino fundamental, participou da edição passada do concurso e ficou em terceiro lugar.
As vencedoras agora devem treinar para a etapa estadual do concurso, que ocorrerá na Assembleia Legislativa em Florianópolis.

Escola S participa da final do Concurso “Oratória na Escola” da JCI

A estudante Milena Fachin Martins Pinto, que representou a Escola S na competição pela segunda vez e destacou a importância do concurso e o tema abordado. “Muitos estudantes se dedicam todos os anos para participar deste concurso, como forma de evolução pessoal e profissional. A oratória é muito importante e o tema deste ano, Educação Financeira, é muito relevante, pois ajuda os jovens a entenderem a importância do planejamento financeiro. Saber como lidar com o dinheiro é complicado e temos muito a aprender. A JCI está de parabéns pela escolha do tema, foram momentos de muita conscientização para os jovens, além de que a oratória é para vida. Eu não tinha muito conhecimento sobre o tema, então precisei pesquisar muito. Foi um tema difícil, mas trouxe muitos aprendizados”, comenta Milena.

deixe seu comentário

leia também