Home El Niño promete primavera de calorão e temporais no Oeste de SC

El Niño promete primavera de calorão e temporais no Oeste de SC

A primavera inicia no próximo sábado, dia 23 de setembro, e deve ser de chuvas e temperaturas acima da média, antecipa o meteorologista Piter Scheuer

ND+

Última atualização: 2023/09/19 11:42:55

Com um fim de inverno totalmente atípico de dias com calor excessivo, a chegada da primavera, que ocorre no próximo sábado, dia 23 de setembro, promete ser de temperaturas acima da média e temporais no Oeste de Santa Catarina. Essas são influências do El Niño, alerta o meteorologista Piter Scheuer.

Scheuer explica que a tendência é de que a primavera seja chuvosa, apesar de iniciar com altas temperaturas devido à presença de uma massa de ar quente e um bloqueio atmosférico que acabam favorecendo o calor.

Porém, ele observa que essa é uma condição que serve de combustível para a formação de temporais. “Entre hoje e amanhã, por exemplo, há risco dos chamados temporais de verão, com muita trovoada e registro de granizo em alguns pontos”, comenta.

Primavera com influência do El Niño

Conforme o meteorologista, os meses da primavera [setembro, outubro, novembro e início de dezembro] serão com chuvas próximo ou acima da média e ondas de calor elevadas.

“Isso acontece em decorrência do El Niño que traz aumento das chuvas e do calor. Essa condição favorece tempestades e temporais acompanhados de tornados e micro explosões, principalmente no Oeste devido às características de relevo e planície da região”, esclarece.

Alerta para temporais nos próximos dias

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que nesta terça-feira (19) há condições para temporais no período da tarde no Estado, em especial nas áreas entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas litorâneas, na Serra do Mar.

Os temporais podem vir acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo. Entre o final da tarde e início da noite a chuva pode ser intensa, com acumulados elevados em curto período.

Há risco moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. O risco é baixo nas áreas em verde do mapa.

 

Risco moderado nas áreas em amarelo para ocorrências ligadas aos temporais. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/

deixe seu comentário

leia também