Registro raro foi feito pelo Instituto Australis no Sul do estado
ND+
Última atualização: 2024/10/13 9:26:47Conhecidas pela presença das famosas baleias-francas, as praias do litoral catarinense também se tornaram berçários de outras espécies. Uma fêmea de elefante marinho (Mirounga leonina) foi vista acompanhada de seu filhote recém-nascido na manhã de sexta-feira (11), em Garopaba, no Sul do estado.
O registro foi feito pelo Instituto Australis, que executa o Trecho 2 do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos). Nas redes sociais, a empresa afirmou que “é provável que o nascimento, algo que nunca havia sido registrado no Brasil, tenha ocorrido na noite anterior”.
O monitoramento da ocorrência está sendo realizado pela equipe da PMP-BS, com apoio da equipe médico-veterinária do PMP-BS/Udesc, responsável pela execução do Trecho 1 do projeto, que realizou a aferição de temperatura e comportamento dos animais e seguirá acompanhando o caso.
Segundo o instituto, a fêmea pode permanecer por 20 dias ou mais no mesmo local, amamentando seu filhote “É fundamental que ela tenha tranquilidade e segurança para cuidar do recém-nascido neste período. Pedimos compreensão e apoio da comunidade, para não se aproximarem, buscando manter uma distância de pelo menos 50 metros e não deixarem que animais domésticos cheguem ao local”, complementou.
deixe seu comentário