O que você procura?

Home Equipe Horizon Escuderia, da Escola SESI São Miguel do Oeste, garante vaga no festival nacional de Robótica

Equipe Horizon Escuderia, da Escola SESI São Miguel do Oeste, garante vaga no festival nacional de Robótica

O resultado garantiu ao grupo uma vaga na etapa nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo

Ascom Sesi/Senai - Beto Ruschel

Última atualização: 2025/12/03 11:46:42

A Horizon Escuderia, equipe de STEM Racing da Escola SESI São Miguel do Oeste, conquistou o terceiro lugar no Festival SESI de Robótica, realizado no último fim de semana em Caçador (SC). O resultado garantiu ao grupo uma vaga na etapa nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo, e confirma a evolução da equipe, que desde 2023 representa a escola na modalidade, antes conhecida como F1 in Schools.

Orientada pelo treinador Lucas Bertollo, a equipe desenvolve suas atividades no contraturno escolar e opera como uma verdadeira escuderia de Fórmula 1 em versão escolar. Os estudantes são responsáveis por todas as etapas do projeto: gestão de processos, engenharia do carro, definição de identidade visual, marketing, produção de portfólios, captação de parceiros e execução de um projeto social, item obrigatório na avaliação. Os treinos são realizados semanalmente, de forma presencial e remota, com reuniões técnicas, análises de prazos e produção das entregas exigidas pela competição.

Para o treinador, o desempenho no regional demonstra o alto nível de dedicação da equipe. “Estar entre as três melhores equipes de Santa Catarina é fantástico. A STEM Racing reúne alguns dos times mais fortes do Brasil, e chegar ao pódio mostra que estamos entre a elite da modalidade. A etapa nacional é muito competitiva e abre portas para algo ainda maior: a possibilidade de representar o Brasil no mundial. Agora queremos fazer ainda melhor em São Paulo e seguir elevando o nível da Horizon”, afirma Lucas.

Além do pódio da Horizon, a Escola SESI também esteve representada pela equipe Legacy, que competiu na modalidade First Lego League (FLL). A formação da Legacy é totalmente nova neste ano, reunindo estudantes que iniciaram recentemente na equipe e que ainda estão em processo de entrosamento e aprendizado. Mesmo assim, o grupo demonstrou evolução significativa ao longo do torneio, enfrentando desafios técnicos, aprimorando estratégias e fortalecendo o trabalho em equipe. A participação na etapa regional marcou um importante passo no desenvolvimento da nova geração de competidores da escola.

Além de conquistar o Top 3 geral, a Horizon recebeu o prêmio de Pensamento Criativo, reconhecimento que evidencia a qualidade técnica, o rigor metodológico e a capacidade inovadora do grupo. Para Bruno Henrique De Pizzol Brisola, gestor da escuderia, o resultado representa o esforço coletivo de todo o ano. “Participar do torneio é desafiador porque funcionamos como uma microempresa, com setores definidos e responsabilidades reais. Nossa colocação mostra que tudo o que fizemos foi muito bem executado”, explica.

Com a classificação para a etapa nacional, o time já iniciou sua preparação. “Agora precisamos ampliar o projeto, buscar novos parceiros e aprimorar todas as nossas entregas. Na fase nacional, tudo deve ser apresentado em inglês, o que também exige preparação. Vamos trabalhar para representar o Extremo-Oeste da melhor forma possível”, completa Bruno.

deixe seu comentário

leia também