Atividade reuniu estudantes do Ensino Médio em debates sobre bullying, convivência e exemplos familiares
ASCOM Bandeirante
Última atualização: 2025/08/19 11:58:16Durante a programação do Agosto Lilás, a Escola Estadual Hélio Wasun, em Bandeirante, recebeu uma atividade promovida pela Proteção Social Especial em parceria com a Clínica Integrada de Psicologia LO. A ação, realizada em dois períodos com alunos do Ensino Médio, teve como objetivo estimular reflexões sobre as diferentes formas de violência, seus impactos e a forma como podem ser naturalizadas no convívio social.
Os profissionais da clínica destacaram que, em grande parte dos casos, a violência vivida na vida adulta está relacionada a experiências na infância, muitas vezes influenciadas pelo ambiente familiar. Situações como gritos, xingamentos, empurrões, agressões físicas e psicológicas, além da violência patrimonial, acabam se reproduzindo em outros espaços, como a escola, manifestando-se por meio do bullying e do cyberbullying.
A atividade buscou ainda incentivar os adolescentes a assumirem papel ativo no enfrentamento a comportamentos abusivos, reforçando a importância da prevenção desde cedo e da não naturalização de atitudes violentas. De forma teórica e também dinâmica, os psicólogos envolvidos abordaram o tema com uma linguagem acessível, estimulando os jovens a refletirem criticamente sobre suas próprias vivências e relações.
Com isso, a iniciativa reforça a importância de ações educativas que envolvem não apenas a informação, mas também o protagonismo dos estudantes na construção de ambientes mais seguros e respeitosos.
deixe seu comentário