O que você procura?

Home Especial de Páscoa II – Bolinho de Bacalhau

Especial de Páscoa II – Bolinho de Bacalhau

Última atualização: 2018/03/29 9:38:32


Para não levar gato por lebre na Semana Santa hoje vou falar um pouco sobre “o Verdadeiro Bacalhau”. Nesta época do ano o brasileiro tem por tradição o consumo deste peixe, e na procura por ofertas menos salgadas pode cometer o erro de levar qualquer peixe salgado para casa que não seja bacalhau. A legislação da Europa exige que os peixes que não sejam das espécies Gadus Morhua (o legítimo bacalhau do Atlântico) e Gadus Macrocephalus (conhecido como bacalhau do Pacífico), sejam devidamente rotulada como “peixe salgado ou seco”, mas no Brasil não funciona assim. O termo comercial adotado para o bacalhau é Cod Fish, típico dos mares da Noruega (ainda pescado na Islândia, Rússia e Canadá), para nós eternizado pela gastronomia portuguesa. 

Entitulado “Príncipe dos Mares do Norte”, Cod Fish, tem características inconfundíveis, carne clara, tons de palha quando ainda salgado, e após o cozimento a cor clara e uniforme, com perfeito lasqueamento e sabor suave (a inconfundível musculatura destas espécies caracterizam as lascas grossas), então se você comeu um lombo de peixe esfiapado… não era o verdadeiro “bacalhau”. Mas vamos ressaltar que após retirar os nobres “lombos” não são dispensadas as carnes restantes, para receitas mais econômicas a recomendação é usar as lascas (laterais), como é o caso da sugestão de hoje.

BOLINHO DE BACALHAU (versão rápida para brasileiros)

INGREDIENTES: 300 g de lascas de bacalhau cozido (já dessalgado ele vai duplicar o volume), 2 batatas médias cozidas (bem macias para desfazer com garfo), 1 cebola branca grande picada, 1 dente de alho picado, salsa picada (à gosto), 1 ovo e 1 gema, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta do reino branca à gosto. MODO DE PREPARO: Refogue a cebola e o alho em 1 colher de azeite até ficar macio, sem dourar e reserve, misture todos os outros ingredientes e reserve em geladeira por 1h. Frite em óleo abundante, fogo médio, às colheradas sem empanar. Combina com cerveja, Chopp, Vinho branco, Espumante, Vinho Verde e com amigos e família! 


deixe seu comentário

leia também