Os vencedores da etapa regional avançam para as competições estaduais e nacionais, com a chance de representar o Brasil no mundial da WorldSkills em Shanghai, em 2026
ASCOM
Última atualização: 2024/07/22 9:27:04Três estudantes do SENAI São Miguel do Oeste avançaram para a etapa estadual da WorldSkills, após se destacarem na fase regional da competição de educação profissional. A competição contou com 33 competidores, preparados por professores do SENAI, em diversas modalidades como Automação Industrial, Desenho em CAD, Eletricidade Industrial, Fresagem a CNC,
Instalações Elétricas Prediais, Mecânica Industrial, Segurança do Trabalho, Soldagem e Usinagem Convencional. Participaram estudantes de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Maravilha, São Lourenço, Xanxerê e Chapecó.
Os vencedores da etapa regional avançam para as competições estaduais e nacionais, com a chance de representar o Brasil no mundial da WorldSkills em Shanghai, em 2026. Do SENAI São Miguel do Oeste, Fernando Schallenberger conquistou o primeiro lugar na modalidade Eletricidade Industrial, Gustavo Thomas foi o primeiro colocado em Soldagem e Letícia Caroline Guerini garantiu o terceiro lugar em Elétrica Predial, mas obteve média suficiente para a etapa estadual. O professor João Carlos Giotto Júnior foi o destaque entre os instrutores, conquistando o primeiro lugar com maior pontuação e recebendo um voucher para continuar suas especializações.
Fernando Schallenberger, primeiro colocado na modalidade Eletricidade Industrial, se destacou na seletiva do West Skills ao pontuar 96 pontos, perdendo apenas em um quesito de montagem. Conforme o professor João Carlos Giotto Júnior, ele é estudante do técnico em Automação Industrial e se beneficiou pelos conhecimentos adquiridos no curso, como CLP (Controlador Lógico Programável) e IHM (Interface Homem-Máquina). Seu treinamento incluiu conteúdos extracurriculares para superar as exigências da competição.
Na modalidade de Soldagem, Gustavo Thomas obteve a maior pontuação. O professor Roberto Ecker ressaltou que a prova envolveu a montagem e soldagem de um vaso de pressão, utilizando eletrodo 7018, processo MAG (MIGMAG) e TIG. O vaso soldado por Gustavo suportou uma pressão de 2000 psi, demonstrando a qualidade de sua soldagem.
Letícia Caroline Guerini, estudante do terceiro semestre de Eletromecânica, conquistou o terceiro lugar em Elétrica Predial. O professor Edson Gustavo da Silva explica que a prova exigia a montagem e teste de um circuito em até 4 horas e Letícia demonstrou grande habilidade técnica.
O vice-presidente da FIESC na região Extremo-Oeste, Astor Kist, destacou a importância do evento para a indústria: “Defendemos a educação profissional como ferramenta chave para o desenvolvimento da indústria brasileira e, consequentemente, para o progresso do país. Sabemos que o setor industrial gera crescimento econômico, criação de novos negócios e melhoria na qualidade de vida da população”, reforça Kist.
O gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, ressaltou que a competição desenvolve os alunos como futuros profissionais e os inspira para novos empreendimentos. “Nossa região é significativamente industrializada e em constante evolução. Isso cria uma demanda por profissionais com competências técnicas específicas. Os participantes dessa competição estão se qualificando cada vez mais para integrar as indústrias locais, regionais e nacionais. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades também os prepara para serem empreendedores, contribuindo para a inovação e o crescimento contínuo do Oeste”, enfatiza Carminatti.
deixe seu comentário