Home Estudantes têm até sexta-feira para se inscrever no programa Vereador Mirim

Estudantes têm até sexta-feira para se inscrever no programa Vereador Mirim

Podem participar adolescentes com idade de 13 a 15 anos e 11 meses que sejam alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Eleição será em outubro

Última atualização: 2017/09/18 2:32:51

São Miguel do Oeste

Vereadora Silvia Kuhn divulgou programa em escolas do município

Os adolescentes com idade entre 13 anos e 15 anos e 11 meses que tiverem interesse em participar do programa Vereador Mirim têm até sexta-feira (22) para se inscrever. O projeto, desenvolvido pela Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, irá selecionar até 16 estudantes, um para cada escola com alunos nessa faixa etária, que irão desempenhar um mandato de dois anos. A eleição será pelo voto dos estudantes de cada escola.

O programa foi instituído neste ano através da Lei Municipal nº 7.429/2017, proposta pela vereadora Silvia Kuhn (PMDB) e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Desde a última semana, Silvia tem divulgado o “Vereador Mirim” diretamente ao público-alvo e organizado junto aos professores e diretores a participação de cada escola.

Silvia vê como positiva a aceitação do projeto e o interesse de estudantes em se inscrever, inclusive com pedidos para ampliar a faixa etária de participação. Ela cita que algumas escolas trabalham temas como liderança, ética e valores, e vê no programa uma chance de colocar esses ensinamentos em prática. “Precisamos acreditar na política saudável e parar de ver apenas os pontos negativos”, ressalta a vereadora, ao lembrar que o Vereador Mirim não tem relação com siglas partidárias.

COMO SE INSCREVER

Os estudantes que tiverem interesse devem procurar a secretaria de sua escola e retirar a ficha de inscrição e de autorização, que deve ser preenchida pelos pais. A partir de sua inscrição o aluno já pode começar a campanha eleitoral. Terão direito a voto todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e todos os estudantes do Ensino Médio. A eleição será no dia 25 de outubro, durante todo o dia, com a apuração dos votos no fim da tarde, acompanhada por uma comissão formada por vereadores e servidores da Câmara. Cada escola terá um vereador mirim eleito, e os demais candidatos ficarão na lista de suplência.

Na visita às escolas, Silvia Kuhn pediu aos estudantes que façam uma campanha saudável, baseada na ética, no respeito e no companheirismo. Ela afirmou que é um desafio representar os demais colegas e que é um ato de coragem colocar seu nome à disposição para concorrer. Já o presidente da Câmara, Cláudio Barp, falou da importância de deixar boas ações para a sociedade. Barp também afirmou que as proposições dos vereadores mirins podem se tornar atos oficiais, caso sejam assumidas por um vereador adulto.

Durante o mês de novembro ocorrerá a diplomação dos vereadores mirins, e também o sorteio de um vereador padrinho, que é quem orientará o adolescente e auxiliará no desempenho do mandato de vereador mirim. Já no mês de fevereiro de 2018 acontecerá a posse e escolha da Mesa Diretora da Câmara Mirim, e na primeira semana de março iniciam as sessões. Os vereadores mirins se reunirão uma vez por mês, em sessão no plenário da Câmara de Vereadores.

SOBRE O PROGRAMA

O programa Vereador Mirim tem participação voluntária e sem remuneração dos estudantes. A intenção é proporcionar momentos de reflexão e estudo sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática. Os participantes poderão adquirir conhecimentos sobre a estrutura e atribuições dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; participar de palestras sobre a importância da ética e do respeito mútuo; melhorar a oratória e a escutatória; mediar questões pertinentes à juventude; e exercer com maior segurança a cidadania.

O programa tem ainda como objetivos mostrar aos jovens a possibilidade real de contribuírem como lideranças na solução dos problemas da comunidade; ouvir e relatar os anseios da comunidade, relativo a temas de relevância social; possibilitar atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da juventude de São Miguel do Oeste, entre outros.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no telefone (49) 3621-1400.

Vereadora Silvia Kuhn divulgou programa em escolas do município
Cada vereador mirim terá como padrinho um vereador adulto, que o auxiliará no desempenho do mandato
Comissão que organiza o projeto Vereador Mirim durante a divulgação no Colégio La Salle Peperi
Comissão que organiza o projeto Vereador Mirim durante a divulgação no Colégio La Salle Peperi
Será eleito um vereador mirim por escola, totalizando até 16 vereadores
Vereadora Silvia Kuhn divulgou programa em escolas do município

deixe seu comentário

leia também

leia também