Home Ferrovia em trecho de SC é chave para abastecer produção de frango do Oeste, diz Fiesc

Ferrovia em trecho de SC é chave para abastecer produção de frango do Oeste, diz Fiesc

Construção da ferrovia está incluída no PAC, do Governo Federal, e vai de Cascavel (PR) a Chapecó (SC)

Fonte: ND+

Última atualização: 2023/12/22 9:32:06

Uma ferrovia que faz ligação entre Santa Catarina e o Paraná pode fazer a diferença na melhoria do abastecimento da produção agropecuária e avicultura no Oeste Catarinense, afirmou o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Mario Cezar de Aguiar, em entrevista ao Grupo ND.

Em uma conversa sobre o balanço de 2023 e as projeções para 2024, o presidente afirmou que o transporte ferroviário é importante para o transporte de grãos para a região.

“Tem um projeto que é importante, que é uma ligação de Chapecó para a Cascavel para o pessoal do Oeste receber um insumo importante para a produção de frango, que é o milho. Nós temos uma deficiência [de milho], não somos autossuficientes”, pontuou.

A construção da ferrovia está incluída no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. O projeto foi elaborado pela TPF Engenharia. A licitação pública, sob a modalidade de leilão, será lançada assim que todas as licenças ambientais forem obtidas. A concessão para operar o futuro trecho está prevista por um prazo de 99 anos.

A ferrovia, chamada Maracaju-Dourados-Guaíra-Cascavel-Chapecó, é projetada pela Ferroeste, uma empresa estatal do Governo do Paraná. A partir de Cascavel, o trecho seguirá até o Porto de Paranaguá, um importante ponto de exportação para os estados do Paraná e Santa Catarina.

O trecho Cascavel-Chapecó foi alvo de um estudo de viabilidade patrocinado por várias entidades empresariais, incluindo Acic, Fiesc, Faesc, Ocesc, Sindicarne, Facisc e ABPA. O governo do Paraná, em colaboração com o Governo Federal, planeja licitar a construção dessa parte da ferrovia a partir do início de 2024, com a expectativa de envolver consórcios nacionais e internacionais.

deixe seu comentário

leia também