As visitas técnicas e reuniões realizadas nos municípios de Mondaí, Itapiranga e Iporã do Oeste
Ascom Sesi/Senai - Beto Ruschel
Última atualização: 2026/01/23 2:27:16Uma agenda institucional conduzida por representantes da FIESC, SESI e SENAI reforçou, nos últimos dias, o compromisso com o desenvolvimento econômico, educacional e social do Extremo-Oeste catarinense. As visitas técnicas e reuniões realizadas nos municípios de Mondaí, Itapiranga e Iporã do Oeste tiveram como foco a ampliação de parcerias, o alinhamento com o poder público e a identificação de demandas locais para a qualificação da mão de obra.
Em Mondaí, a comitiva realizou uma visita técnica às futuras instalações do SENAI no município, projeto viabilizado por meio de uma cooperação entre o SENAI, a empresa Móveis HENN e a Administração Municipal. A estrutura, em fase final de preparação, apresenta padrão elevado de qualidade e tem previsão de início das atividades para março, ampliando de forma significativa o acesso à formação profissional na região.
Ainda no município, foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Elizandro Mainardi, ocasião em que o gestor conheceu detalhadamente o portfólio de serviços oferecidos pelo SESI e pelo SENAI, com foco no atendimento às demandas da indústria e no fortalecimento do desenvolvimento local. Participaram do encontro, o vice-presidente da FIESC, Astor Kist, o gerente executivo regional do SENAI, Jardel Carminatti, o gerente de operações do SENAI, Ivanor Finato, os coordenadores de educação Dyan Pablo de Campo e Tatiane Bataglin, além de Bruno Henn, diretor da Móveis HENN.
Em Itapiranga, a comitiva esteve na prefeitura para estreitar o relacionamento institucional e compreender as principais carências do município na área de qualificação profissional. A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito, Elton Maldaner, e pelo secretário de administração, Alexandre Sequeira. Na pauta, esteve o levantamento de demandas específicas da administração pública e do setor produtivo local, com vistas à construção de soluções conjuntas utilizando a expertise do SESI e do SENAI na formação e capacitação de trabalhadores.
Encerrando a agenda, a comitiva esteve em Iporã do Oeste. Em visita ao prefeito Michel Nedel Barth, que também preside a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), e à secretária de administração, Andressa Mees, os representantes da FIESC alinharam a construção de uma futura agenda institucional em Florianópolis, que deverá incluir visitas à sede da FIESC e aos Institutos de Tecnologia do SENAI.
Durante o encontro, também foram apresentadas as possibilidades de ampliação das parcerias entre os municípios da região e os serviços oferecidos pelo SESI, SENAI e IEL, fortalecendo uma atuação integrada e articulada, voltada ao desenvolvimento regional, à inovação e à competitividade das indústrias e dos serviços públicos.
deixe seu comentário