Operação conjunta identificou produtos vencidos há mais de três anos e graves irregularidades sanitárias
Ministério Público do Rio Grande do Sul
Última atualização: 2025/11/13 2:06:45A Força-Tarefa Segurança dos Alimentos realizou, na quarta-feira, 12 de novembro, uma operação de fiscalização em três estabelecimentos de Sananduva, no norte do Rio Grande do Sul. A ação resultou na apreensão de aproximadamente 700 quilos de alimentos considerados impróprios para o consumo humano, além da autuação dos locais vistoriados.
Durante a inspeção, os agentes encontraram produtos vencidos, sem procedência, sem rotulagem, deteriorados e armazenados em condições inadequadas. Em uma das padarias, foram identificadas péssimas condições de higiene e o uso de ingredientes vencidos há mais de três anos na produção de tortas e bolos. Já em um restaurante, condimentos e temperos utilizados no bufê, como vinagre e catchup, estavam fora do prazo de validade há cerca de dois anos.
Entre os itens apreendidos estavam carnes, queijos, mel colonial, massas caseiras, conservas, molhos, embutidos, iogurtes e unidades de álcool cuja venda é proibida em supermercados. Todos os estabelecimentos fiscalizados foram autuados e responderão administrativamente pelas infrações.
A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, Mauro Rockenbach e Miguel Germano Podanosche, além de equipes do GAECO, da Vigilância Sanitária, do Serviço de Inspeção Municipal de Sananduva, da Secretaria Estadual da Saúde, da SEAPI, da Delegacia do Consumidor e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar. A ação integra as medidas permanentes de combate a práticas que colocam em risco a saúde pública e a segurança alimentar no Estado.
deixe seu comentário