Em SC, as diligências ocorrem em Iporã do Oeste, Itapiranga, Palmitos, Pinhalzinho, Chapecó, Xaxim e Xanxerê
Radio Integração
Última atualização: 2025/07/22 11:28:23O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a operação “Entre Lobos” com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em um esquema interestadual de estelionato contra idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação tem o apoio da Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, em Santa Catarina.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão (oito preventivos e cinco temporários) e 35 de busca e apreensão em 12 municípios distribuídos por cinco estados: Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas. Em SC, as diligências ocorrem em Iporã do Oeste, Itapiranga, Palmitos, Pinhalzinho, Chapecó, Xaxim e Xanxerê. Também foram determinadas a apreensão de 25 veículos e o bloqueio bancário de até R$ 2 milhões por investigado, totalizando até R$ 32 milhões.
As investigações, iniciadas há quase um ano, identificaram cerca de 215 vítimas, número que pode ultrapassar mil em todo o país. O grupo criminoso se especializou em fraudes contra aposentados, com idade média de 69 anos, oferecendo falsas ações revisionais de contratos bancários. Após ajuizar os processos, induzia as vítimas a assinar contratos de cessão de direitos judiciais a empresas de fachada vinculadas à organização.
O esquema também utilizava o Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista (IDAP) como fachada, captando clientes via internet por meio de um site com alcance nacional.
As investigações seguem em andamento para apurar a extensão total dos prejuízos e identificar todos os envolvidos.
deixe seu comentário