Exercícios são indicados para manter a saúde da mulher, fortalecendo a musculatura e melhorando a circulação sanguínea, evitando inchaço em braços e pernas
Cada vez mais mulheres aderem ao pilates para manter a saúde durante a gravidez. Segundo o profissional de educação física, Willian Hahn, o pilates é importante para a gestante por ser um exercício que trabalha toda a musculatura corporal, dando ênfase à musculatura interna, musculatura do assoalho pélvico e do abdômen. Isso significa que além de cuidar da saúde, o fortalecimento auxilia ainda a gestante a relaxar bem a musculatura na hora do parto.
Segundo Willian, além disso, o pilates trabalha todas as articulações para a mulher ter uma boa circulação sanguínea, evitando inchaços nos braços e nos pés. Conforme ele, muitas pessoas têm a ideia equivocada de que exercícios físicos durante a gestação podem prejudicar na gravidez, o que não é verdade. “Independente do mês que está, porque é um exercício que não tem impacto. Ele auxilia bastante na questão da circulação, além de serem exercícios que auxiliam nas dores. Seja dor no nervo ciático ou mesmo nas costas em função do peso da barriga. O pilates auxilia no alongamento, na liberação da musculatura, para que ela não sinta dor”, explica. Porém, Willian Hahn lembra que é preciso o acompanhamento de um profissional capacitado.
O profissional explica que o treinamento realizado na Personal Pilates obedece uma ordem trimestral. No primeiro trimestre é trabalhado mais a questão de alongamento e percepção corporal e respiração. “No segundo trimestre já dá para trabalhar melhor, com um pouco mais de força e resistência. Com um trabalho de respiração também, mais profundo, junto com um exercício de fortalecimento dos membros inferiores e assoalho pélvico, que a mulher vai precisar bastante na hora do parto”, explica.
No terceiro trimestre, além de manter o que foi feito nos dois primeiros, também é feito um trabalho de força dos membros superiores, um trabalho de braço. “Até para depois ela conseguir sustentar o neném no colo. No último trimestre eu trabalho também a respiração mais profunda, porque se ela optar pelo parto normal, vai ser fundamental”, complementa.
Willian Hahn é o profissional responsável pelo estúdio Personal Pilates, localizado ao lado da praça Walnir Bottaro Daniel. Mais informações podem ser obtidas no 3621-2893 ou no 99145-6333
deixe seu comentário