Instituto que administra o Hospital Regional de São Miguel do Oeste tem interesse em gerir o hospital de Guaraciaba
Guaraciaba
A administração do Hospital São Lucas, de Guaraciaba, poderá ser feita pelo Instituto Santé, entidade que administra atualmente o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. Segundo o presidente do hospital, Valdir Müller, foi o grupo que procurou a administração da unidade, demonstrando o interesse em assumir a administração. Ele revela que a diretoria do hospital tem interesse. “Existe o interesse da nossa parte, tanto quanto da parte deles. Deles pela estrutura e acessibilidade, que daqui para São Miguel do Oeste é pertinho”, revela.
Segundo o presidente, a diretoria concorda com o repasse por entender que, com o Santé, novas especialidades podem ser implementadas e, dessa forma oferecer um serviço melhor à comunidade. Müller revela que atualmente o hospital encontra dificuldades para se manter. “Temos 29 servidores. E todo esse povo tem que ser pago e o recurso é pouco”, argumenta. Conforme o presidente, os recursos para a manutenção são oriundos de convênios com as prefeituras de Guaraciaba e Barra Bonita, além das internações, onde o paciente não paga, mas o serviço é custeado pelo Estado, e algumas outras rendas extras.
A reportagem do Gazeta conversou com o diretor adjunto do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e diretor administrativo do Instituto Santé, Pedro Peliser, que confirmou o interesse da entidade em administrar o hospital. Segundo o diretor, o Santé é uma entidade catarinense, filantrópica, que trabalha a questão de gestão de hospitais e, por isso, o grupo tem o interesse em gerir a unidade. Ele confirma que a proximidade com São Miguel do Oeste facilita a questão de mão de obra, gestão e encaminhamento de pacientes. “Agora tudo depende da vontade, do interesse da diretoria, da comunidade, em ceder esse sistema de gestão que ainda não existe uma forma definida de como vai ser, se vai ser de comodato, ou um contrato de gestão. Mas independente de como for, vai ter que manter ainda as parcerias com a prefeitura e demais órgãos”, revela.
Peliser fria que até então houve apenas conversas. “Estamos conversando com a diretoria, uma forma de achar um acordo que seja bom para todas as partes. Esse é um processo que é lento, que não acontece de hoje para amanhã. Até porque em março tem eleição da nova diretoria em Guaraciaba e pode entrar um novo presidente com uma ideia diferente. Isso tem que passar por uma assembleia geral para que haja uma aprovação em ata”, revela. Além do Hospital Regional da São Miguel do Oeste, o Instituto Santé administra também o Hospital de Dionísio Cerqueira no Extremo-oeste.
Barra Bonita renova convênio com o Hospital
O Governo de Barra Bonita e o Hospital São Lucas de Guaraciaba renovaram o convênio para o plantão médico/hospitalar em 2018, fora do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde. Segundo o prefeito de Barra Bonita, Moacir Piroca, a renovação aconteceu ainda no início do mês de janeiro. “Renovamos o contrato por mais um ano, estipulando o mesmo valor, sem aditivo de aumento. Então, isso é de grande valia para nossa população que vem sendo muito bem atendida pelo hospital”, comenta.
Piroca também anunciou que a construção do prédio da nova Unidade Municipal de Saúde está em fase final e em breve deve ser inaugurada e entregue a população. Outras obras em andamento são os calçamentos de ruas com recursos do Fundam, Fundo de Apoio aos Municípios, programa do Governo do Estado.
deixe seu comentário