Mensagens dizem que encomenda “foi taxada”, mas links levam para páginas fraudulentas.
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Última atualização: 2024/08/03 6:42:55Se você tem um número de celular brasileiro, provavelmente recebeu algum SMS nos últimos meses informando sobre uma encomenda dos Correios que aguarda pagamento de taxa alfandegária. Trata-se de um golpe, que agora ficou ainda mais elaborado: as mensagens usam dados de encomendas reais.
O leitor Vitor Gomes foi uma das vítimas de um possível vazamento de dados. Ele recebeu uma mensagem contendo um link para pagar a suposta taxa de uma encomenda que teria sido tributada. O texto inclui um número de rastreio de um pacote verdadeiro, que é aguardado por ele. Já a página fraudulenta repete o visual dos Correios e exibe nome completo, CPF e endereço completo.
Uma mensagem similar foi recebida por Guilherme Soares. O conteúdo é o mesmo, mas com um código de rastreio diferente. Ao abrir o link, é exibido seu nome, CPF e código de rastreio.
Ambos os casos são tentativas de golpe, e não há qualquer taxa a ser paga. O que assusta é que as mensagens são direcionadas para as vítimas, com códigos de rastreio de encomendas reais e dados pessoais. Não é possível determinar se a origem das informações sensíveis vêm de sistemas dos Correios ou das próprias lojas virtuais.
Não clique em qualquer link que você recebeu por SMS, e-mail ou WhatsApp. Para saber se sua encomenda foi taxada, consulte sempre o site e aplicativo oficial dos Correios: basta informar o código de rastreamento na seção Minhas Importações.
As taxas podem existir, mas apenas em encomendas internacionais — especialmente aquelas que não passaram pelo programa Remessa Conforme, utilizado pela AliExpress, Shopee, Temu e outros marketplaces estrangeiros. Se esse for o seu caso, o tributo provavelmente foi recolhido no momento da compra.
Compras nacionais não precisam pagar taxas alfandegárias. Se você comprou em alguma loja do Brasil, desconfie de mensagens como essa. Na dúvida, procure o estabelecimento.
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