Home Golpista se passa por faccionado e manda mensagens ameaçando empresário de SMOeste: “Você que anda dedurando o tráfico de drogas em SMOeste?”

Golpista se passa por faccionado e manda mensagens ameaçando empresário de SMOeste: “Você que anda dedurando o tráfico de drogas em SMOeste?”

Criminoso tenta extorquir empresário com mensagens e áudios ameaçadores; Polícia Civil alerta para variação do "golpe da facção".

wh3

Última atualização: 2024/08/21 9:10:03

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Um empresário de São Miguel do Oeste, que não será identificado nesta reportagem por questões de segurança, sofreu uma tentativa de golpe na madrugada desta quarta-feira (21). A vítima relatou a reportagem do Grupo WH Comunicações que o golpista enviou áudios e mensagens com ameaças à sua vida e à sua família. Ele se apresentou como liderança de um grupo criminoso que opera no estado.

Em uma das mensagens o criminoso pergunta ao empresário “Você que anda dedurando o tráfico de drogas em SMOeste?”

O empresário relata que ao receber as mensagens entrou em desespero e que a partir daí, ele e a família não conseguiram mais dormir.

Assustado ele acionou a Polícia Militar e lavrou o Boletim de Ocorrências.

A Polícia Civil alerta que essa é uma variação do já conhecido “golpe da facção”: os suspeitos entram em contato com a pessoa, ameaçando e causando medo para exigir dinheiro em troca de “proteção”. Dessa vez, os alvos são comerciantes e empresários.

“Se você receber mensagens por WhatsApp ou por ligação SMS de alguém se dizendo ser integrante de uma facção criminosa e que você está decretado para ser agredido, lesionado ou até morto, não acredite. Isso é um golpe!”, alerta a delegada Joelma Alberton.

Ela destaca que após ameaçar as vítimas, os criminosos tentam extorquir elas. A orientação é que não sejam repassados valores aos criminosos.

O que fazer caso seja vítima?

Segundo a delegada, a primeira atitude ao perceber que está sendo vítima é bloquear o contato. Depois disso, é importante procurar a delegacia, acionar a Polícia Militar através do 190 ou realizar o Boletim de ocorrência através da delegacia digital.

deixe seu comentário

leia também