Semana do MEI no Extremo Oeste
Um ambiente agradável com decoração inspirada no mundo do rock, música na TV e conforto para tomar um bom café e comer um lanche. O espaço é adequado para permanecer um tempo na companhia de amigos ou até mesmo para trabalhar com um notebook ou um tablet. Uma mantinha que enfeita as cadeiras no verão é utilizada pelos clientes para se aquecerem nos dias frios. Assim pode ser caracterizado o Rock Café, situado no centro de São Miguel do Oeste – extremo oeste de Santa Catarina, que atende o público de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 14 às 20 horas. Nos sábados, permanece aberto pela manhã.
Ao entrar, a decoração temática é o que mais chama a atenção, mas a qualidade e o requinte dos 30 tipos de cafés oferecidos estão mudando a cultura local que antes não tinha tanto o hábito de apreciar a bebida. Os lanches também são atrativos e chamam a atenção. Entre os mais pedidos estão o pão de queijo no palito feito na hora e os crepes suíços (salgados e doces) apresentados em 40 sabores.
Carmen Stürmer conta que abriu o negócio na categoria Microempreendedor Individual (MEI) há quatro anos em uma sala que comportava apenas seis pessoas. Foi a primeira cafeteria do município. “Sempre apreciei café e lá em casa todos são fãs de rock”, conta ao comentar que decidiu aliar a bebida ao gosto musical para criar algo diferente.
O negócio deu tão certo que hoje, além de mudar para um espaço maior, alterou também a categoria jurídica para microempresa e tem dois funcionários. “Iniciar como MEI foi fundamental, pois nossos recursos eram limitados. O empréstimo por meio do Programa Juro Zero facilitou os investimentos iniciais e o apoio do Sebrae/SC, quando preciso, sempre é importante”.
Carmen destaca, ainda, que nem acredita que o empreendimento cresceu tanto. “O próximo passo é inovar no cardápio e no ambiente”, realça, destacando que terá novidades na decoração em breve. Aos novos MEIs, ela aconselha: “Não tenham medo! Não é fácil, mas com dedicação e trabalho não tem como dar errado!”.
O analista técnico do Sebrae/SC, Miguel Gomes Garrido, ressalta que o MEI oportuniza ao trabalhador autônomo sair da informalidade, manter seus negócios e crescer no mercado. “Isso porque a burocracia é menor, os impostos são reduzidos, existe uma série de benefícios previdenciários, além de possibilitar a comercialização para todas as esferas do governo, entre outros aspectos. Temos orgulho de acompanhar muitos MEIs alterando a categoria jurídica porque obtiveram êxito em seus negócios”, conclui.
SEMANA DO MEI
A 9ª Semana do MEI promovida pelo Sebrae/SC com a parceria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) segue até este sábado (13), em todo o Estado. A programação, no extremo oeste catarinense, contempla palestras, oficinas e orientações sobre declaração anual e outros aspectos que envolvem a categoria.
Santa Catarina possui atualmente cerca de 250 mil microempreendedores individuais formalizados. Destes, 8,5 mil estão nos municípios da área de abrangência da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC. “Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer soluções, tanto aos MEIs, quanto aos pequenos empresários das demais categorias jurídicas”, ressalta o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, ao comentar que o evento intensifica o atendimento que é realizado o ano todo.
deixe seu comentário