O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e morbimortalidade
Os grupos de Tabagismo iniciaram em 2013, ano em que o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, a coordenação deste está a cargo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que mantem o contato com as coordenações estaduais para organização e manutenção do programa. Em Barra Bonita a coordenação fica aos cuidados do NASF (Nucleo de Apoio a Saúde da Família).
O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. O mesmo segue um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde são realizadas visando promover a cessação de fumar, reduzir os danos individuais e proteger a população dos danos causados pela exposição à fumaça dos produtos derivados do tabaco.
No município o programa iniciou em 2014, ao todo foram realizados 7 grupos para 56 pacientes, destes participantes 12 cessaram e permaneceram sem o uso do tabaco. Neste primeiro semestre do ano, o grupo começou com 8 pacientes interessados, destes 4 prosseguiram no grupo e 3 cessaram o uso. Todos os participantes utilizaram medicamentos antitabagismo e adesivos de Nicotina. Vale resaltar, o custo dos medicamentos ofertados gratuitamente pelo SUS, seria de R$ 936,00 por paciente, isto não incluindo os atendimentos dos profissionais.
Dia Mundial Sem Tabaco
Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e comemorado anualmente em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco serve como um alerta para todas as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do Ministério da Saúde mostram que o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil.
A nicotina é uma das substâncias que mais vicia e é a que vicia mais rápido. Ela demora de 7 a 15 segundos para chegar ao cérebro, mais rápido do que a heroína e a cocaína.
deixe seu comentário