O que você procura?

Home Grupo Ítalo-Germânico promove 11ª edição da Festa da Polenta

Grupo Ítalo-Germânico promove 11ª edição da Festa da Polenta

Evento reúne jantar típico, danças clássicas e valorização cultural

Redação TVGC

Última atualização: 2025/07/30 5:35:55

A 11ª edição da Festa da Polenta será realizada neste sábado, a partir das 19h30, no salão comunitário do bairro Salete, em São Miguel do Oeste. Organizado pelo Grupo Ítalo-Germânico, o evento homenageia os 150 anos da imigração italiana no Brasil com jantar tradicional, apresentações culturais e atrações típicas.

O jantar típico servido durante a festa contará com um cardápio tradicional composto por polenta, frango ao molho, arroz, queijo, pão, cuca, saladas e sobremesa. A refeição reforça a proposta do evento de celebrar os sabores e costumes da cultura italiana.

A festa reúne dançarinos de diferentes faixas etárias, com apresentações dos grupos infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto. As coreografias respeitam fielmente os estilos originais das regiões italianas e alemãs, preservando elementos importantes. “Nosso objetivo é manter a essência das danças como forma de respeito às nossas origens e à história dos imigrantes”, destaca Adriano Junior da Silva, coordenador do grupo.

Como gesto simbólico e tradicional, o público que levar caneca de porcelana receberá um chope gratuito na entrada. Após o jantar, haverá uma sequência de apresentações, seguidas de um baile.

Com mais de três décadas de atuação, o Grupo Ítalo-Germânico acumula 35 anos de dança germânica e 30 anos de tradição italiana. A fidelidade na reprodução dos figurinos inclui bordados manuais e adaptações oriundas de grupos europeus, que orientaram a confecção e coreografias do grupo.

Além de coordenar as coreografias italianas no grupo, Iury da Silva atua como professor de dança e pesquisador da cultura popular. Ele conta que a origem de seus estudos em italiano está, em parte, ligada ao desejo de honrar a avó, que havia perdido a fluência no idioma e lhe pediu que resgatasse essa herança cultural. Seu pai, Adriano Junior da Silva, é educador físico, líder do grupo há décadas e também praticante de jiu-jitsu.

Além deste grande evento, o grupo se prepara para o Raduno Internacional, que ocorrerá em agosto em Pinhalzinho. O evento reunirá grupos de todo o Brasil e da Itália, promovendo intercâmbio cultural com apresentações abertas ao público.

Adriano e Iury reforçam o convite ao público e asseguram uma noite repleta de cultura, entretenimento, comida boa, chope e diversas atrações.

deixe seu comentário

leia também